20 3Osteomielite da sínfise púbicaOsteoporose migratória regional 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

 ISSN 1646-2122

SILVA, Norberto; MENDES, Ricardo; DUARTE, Guido    FERREIRA, Andreia. Osteoporose transitória da gravidez. []. , 20, 3, pp.347-352. ISSN 1646-2122.

A osteoporose transitória da anca é uma condição pouco frequente, caraterizada por dor na anca e osteopenia da cabeça e colo femorais, que ocorre durante o terceiro trimestre da gravidez e que geralmente se resolve durante os dois primeiros meses pós-parto. O diagnóstico deve ser feito por exclusão, incluindo diagnósticos diferenciais tais como neoplasia, tuberculose e infecções não tuberculosas, distrofia simpática reflexa e necrose avascular. Embora raras, as fraturas patológicas são a consequência mais grave desta patologia. Neste artigo, os autores apresentam dois casos de osteoporose transitória da anca durante a gravidez, particularmente interessantes pelo facto de ambas as doentes terem sofrido uma fratura patológica do colo do fémur.

: Osteoporose transitória; anca; gravidez; fratura patológica.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License