20 3Fraturas subtrocantéricas atípicas e tratamento prolongado com bifosfonatos 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

 ISSN 1646-2122

CARVALHO, Manuel Santos et al. Fracturas atípicas do fémur associadas com toma prolongada de bifosfonatos. []. , 20, 3, pp.379-382. ISSN 1646-2122.

Recentemente foi descrita uma associação entre a toma prolongada de bifosfonatos e as fracturas atípicas fémur. Os autores apresentam um caso de uma mulher, 70 anos, medicada há mais de 5 anos com Bifosfonato oral. Teve episódio de queda em Junho de 2008, com trauma minor de que resultou fractura subtrocantérica direita. Na altura após correcção cirúrgica optou-se pela manutenção terapêutica habitual. Teve novo episódio de queda em Fevereiro 2011 associado a trauma minor de que resultou fractura diafisária fémur esquerdo. Nesta data, após correcção cirúrgica, optou-se pela suspensão da terapêutica com bifosfonatos e início de terapia alternativa. Serve este caso para altertar para uma avaliação individual do risco de fractura quando se considera um tratamento continuado com bifosfonatos. Podendo mesmo ser apropriado uma pausa na toma destes fármacos quando a duração cumulativa ultrapasse os 5 anos.

: Bifosfonatos; fracturas atípicas do fémur; osteoporose.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License