21 1Resultados da utilização de implantes de tântalo poroso em cirurgia de revisão acetabular 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

 ISSN 1646-2122

PINHO, André et al. Doença de Scheuermann: Fixação transpedicular e osteotomias apicais no tratamento exclusivo por via posterior. []. , 21, 1, pp.9-16. ISSN 1646-2122.

A Doença de Scheuermann é uma entidade que, na fase de crescimento, apresenta uma boa resposta ao tratamento conservador. No entanto quando existe dor, progressão da deformidade, na presença de um tratamento ortopédico adequado, ou a existência de uma cifose superior 70º, num adolescente com maturidade esquelética, é necessário intervir cirurgicamente para obter um correto equilíbrio sagital. Os autores procederam à avaliação clínica e imagiológica de 14 doentes submetidos a tratamento cirúrgico com uso exclusivo da via posterior com instrumentação transpedicular e osteotomias periapicais. Os valores médios pré-operat órios do ângulo de Cobb foram de 84º cifose (T2 - T12), com correção no pós-operatório à s 4 semanas para 55,7º e aos 12 meses para 59,4º. Surgiram 3 complicações: cifose juncional proximal; cifose juncional distal; síndrome da artéria mesentérica superior (SAMS). A instrumentação transpedicular isolada com osteotomias periapicais permite obter um bom resultado sem as complicações inerentes à via anterior.

: Doença Scheuermann; instrumentação transpedicular; osteotomias.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License