21 3Doença de Dupuytren: Uma visão atual sobre a doençaLesões no recinto escolar em adolescentes do norte de Portugal 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

 ISSN 1646-2122

SOUSA, João    GUTIERRES, Manuel. Artroplastia unicompartimental do joelho: Porquê o preconceito?. []. , 21, 3, pp.323-332. ISSN 1646-2122.

Objetivo: revisão bibliográfica com vista a esclarecer qual o papel da artroplastia unicompartimental do joelho no tratamento da osteoartrose medial do joelho. Fontes de dados: através da PubMed, realizou-se a pesquisa bibliográfica, utilizando como chave os termos “Unicompartmental Knee Arthroplasty” e limitando a pesquisa a artigos publicados entre 1 de janeiro de 2010 e 31 de dezembro de 2012, escritos em inglês ou português. Foram selecionados 94 artigos, sendo incluídos na presente monografia aqueles que se revelavam pertinentes. Síntese de Resultados: nos últimos 20 anos, tem-se assistido a um aumento do interesse na artroplastia unicompartimental do joelho, devido à evolução dos materiais, às técnicas cirúrgicas e aos critérios de seleção dos pacientes que levaram a uma melhoria da sobrevida das próteses e dos resultados obtidos, sendo possível atingir, hoje em dia, resultados sobreponíveis aos verificados com a artroplastia total do joelho. Conclusões: a artroplastia unicompartimental do joelho, quando na mão de um cirurgião experiente, pode ser uma opção viável no tratamento da osteoartrose medial do joelho, mesmo em pacientes jovens e ativos, revelando-se estas próteses duradoras e capazes de proporcionar bons resultados funcionais.

: Artoplastia; unicompartimental; joelho.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License