22 1Osteoma Osteóide?Procedimento de Huntington no tratamento de grande defeito ósseo em osteomielite da tíbia 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

 ISSN 1646-2122

AGUIAR, Thiago; GONCALVES, Sérgio; DANTAS, Pedro    AMARAL, Luis. Tratamento artroscópico da condromatose sinovial primária da anca. []. , 22, 1, pp.142-151. ISSN 1646-2122.

A condromatose sinovial primária é uma patologia benigna, rara, autolimitada, de causa desconhecida. Geralmente é monoarticular, envolvendo preferencialmente o joelho, seguindo-se, por ordem de frequência, a anca, tornozelo e cotovelo. A sintomatologia é insidiosa e não específica, e a imagiologia por vezes não revela aspectos sugestivos desta entidade. O diagnóstico precoce é fundamental para a preservação da cartilagem saudável, contudo não é invulgar o seu atraso, motivado pela clínica não especifica e exames complementares diagnósticos negativos. O tratamento de escolha desta entidade é a remoção dos condromas, que pode ser artroscópica ou por cirurgia aberta. Dadas as suas vantagens e a publicação de resultados promissores a artroscopia da anca tem ganho um papel cada vez mais central no tratamento desta entidade. Os autores descrevem um caso de condromatose sinovial primária da anca submetida a tratamento artroscópico. A paciente apresentou boa evolução clínica, sem recidiva da sintomatologia/doença.

: Condromatose sinovial; primária; artroscopia; anca; metaplasia.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License