22 4Osteossíntese do processo odontóide 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

 ISSN 1646-2122

COSTA, Jorge et al. Tratamento das metástases vertebrais. []. , 22, 4, pp.350-359. ISSN 1646-2122.

A ocorrência de metástases vertebrais é frequente em doentes com neoplasia, sendo a sua ocorrência um desafio para o cirurgião de coluna. A abordagem destas lesões deve ser multidisciplinar, não existindo ainda directrizes universalmente aceites. No entanto verifica-se actualmente um aperfeiçoamento dos protocolos de tratamento para doentes com metastização vertebral o que tem conduzido a uma progressiva melhoria no prognóstico, diminuição das queixas álgicas e a um aumento da sobrevida média do doente. O tratamento pode ser conservador através da terapia com esteróides, radioterapia ou tratamento paliativo ou então cirúrgico e pode ser baseado em índices como os de Tokuhashi,Tomita ou Capuccio. O objectivo deste artigo de revisão é o de optimizar a abordagem e planeamento do tratamento nas lesões metastáticas vertebrais.

: Coluna vertebral; metástases; orientações para tratamento; prognóstico pré operatório; cirurgia; abordagem multidisciplinar.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License