23 2Técnica de colheita de autoenxerto ósseo no decurso de uma artroplastia primária da anca 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

 ISSN 1646-2122

TORRES, Tiago Pinheiro et al. Complicações associadas a extension block pinning no tratamento de ?mallet finger?. []. , 23, 2, pp.135-142. ISSN 1646-2122.

Introdução: O “mallet finger” é uma deformidade comum. O tratamento é geralmente conservador. No entanto, em casos de situações agudas com fractura-arrancamento superior a 1/3 das superfície articular e subluxação da falange distal preconiza-se o tratamento cirúrgico. Uma das técnicas actualmente mais utilizada foi descrita por Ishigura e consiste num bloqueio percutâneo em extensão com utilização de dois fios de kirshner (extension block pinning). O objectivo deste trabalho foi avaliar as complicações de uma série de doentes operados entre 2009 e 2014. O Ponto de partida para este trabalho é uma noção de inconsistência nos resultados obtidos e consequente procura dos motivos que podiam justificar essa inconsistência de resultados. Não faz parte do objectivo discutir indicações cirúrgicas ou fazer comparações com outras técnicas. Material e Métodos: Estudo retrospectivo de uma série de 15 doentes sumetidos a tratamento cirúrgico na nossa instituição, pela técnica já referida. Resultados: Todos os doentes foram operados no serviço de urgência. O tempo médio de espera foi de 8 horas. 9 doentes eram do sexo masculino. Os erros técnicos encontrados foram: fios de kirshner com diâmetro maior do que suposto; flexo da IFD; falência da redução; falência do encavilhamento trans-articular. Houve necessidade de reintervenção em 2 doentes com conversão em cirurgia aberta e fixação do tendão com uma âncora. Discussão/Conclusão: O tratamento deste tipo de deformidade mantém-se controverso. Não há nenhum método (aberto ou fechado) em que haja excelentes resultados de forma consistente. O método descrito neste trabalho tem em teoria bons resultados, desde que utilizado em doentes com boa indicação, por cirurgiões com experiência e conhecedores da técnica. As pequenas deformidades residuais são bem toleradas pelo doente, pelo que pode justificar-se maior ponderação na colocação da indicação cirúrgica.

: mallet finger; extension block pinning; mão.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License