23 4Versão Portuguesa do American Shoulder and Elbow Surgeons Standardized Shoulder Assessment Form (ASES)Piomiosite pélvica em idade pediátrica: uma série de casos clínicos 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

 ISSN 1646-2122

DURAO, Carlos Henriques    LUCAS, Francisco Manuel. Interpretação das lesões ortopédicas dos ocupantes dos veículos na reconstrução forense dos acidentes de viação. []. , 23, 4, pp.298-309. ISSN 1646-2122.

^lpt^aOs acidentes de viação são a principal causa de morte violenta. As sequelas que daí resultam na população jovem e economicamente ativa em países desenvolvidos podem ser comparados com países em guerra. Apenas uma pequena percentagem dos acidentes são originados por falhas do veículo ou por condições adversas1,2. A grande maioria dos acidentes são causados por imprudência, negligência, imperícia de condutores ou peões, consumo de álcool e outras substâncias estupefacientes, o que torna a reconstrução dos acidentes um ponto fulcral, na investigação e prevenção de novos acidentes. A identificação do condutor é determinante para esclarecer as causas do acidente. Não raras vezes e por inúmeras razões (consumo de álcool, estupefacientes, falta de habilitação), podem surgir dúvidas, dentre os ocupantes do veículo quem de fato era o condutor e se usava ou não o cinto se segurança. O exame do veículo pode revelar determinados danos relacionados com o impacto da vítima com as estruturas internas do veículo. A colheita de amostras e manchas de sangue fornece material biológico para estudo do DNA que serve de comparação entre o local e o contacto com a vítima.^len^aRoad Traffic accidents are the leading cause of violent death and a major cause of death and sequelae in young and economically active population in developed and developing countries. Numbers that can only be compared to wars, which exemplifies the consequences of these lesions in economic and social terms. In 2002, about 1.2 million people died in traffic accidents, and in 2020, it is estimated that this number will double according to the World Health Organization (WHO). Only a small percentage of these are generated by vehicle faults or adverse conditions. The vast majority of accidents are caused by carelessness, negligence or malpractice of drivers or pedestrians, which makes the reconstruction of accidents a key step in the investigation and prevention of further accidents.

: .

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License