25 2Lesões arteriais potencialmente mortais associadas a fraturas do acetábulo: A propósito de um caso clínico 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

 ISSN 1646-2122 ISSN 1646-2939

QUINTA, Cláudia Martins et al. Fraturas da espinha da tíbia no joelho imaturo: Resultados funcionais após tratamento e nota técnica para uma abordagem artroscópica. []. , 25, 2, pp.136-143. ISSN 1646-2122.

Introdução: A fratura da espinha da tíbia em idade pediátrica é uma lesão rara, equivalente à rotura do ligamento cruzado anterior no adulto, que, dependendo da classificação, poderá necessitar de tratamento cirúrgico. A redução por abordagem artroscópica e fixação com parafuso ou sutura tem ganho popularidade crescente. Material e Métodos: Apresentamos uma casuística de 8 doentes com fraturas da espinha da tíbia, tratados na nossa instituição no período 2011-2015. Descrevemos a técnica cirúrgica artroscópica utilizada em 3 dos 4 doentes que necessitaram de tratamento cirúrgico. Resultados: Com uma duração mediana do seguimento de 20 semanas, registou-se apenas um caso de rigidez articular, que recuperou com reabilitação. O valor mediano do score Tegner Lysholm Knee Scoring Scale obtido nos doentes tratados cirurgicamente foi 94 pontos (excelente). Conclusão: A redução e fixação destas lesões por via artroscópica é uma excelente alternativa, que permite a obtenção de excelentes resultados funcionais.

: Fratura da espinha da tíbia; joelho pediátrico; fixação artroscópica.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License