26 1Fraturas por estresse nos funcionários do Tribunal da Justiça do Distrito Federal e TerritóriosNeuropatia do nervo supra-escapular associada a rotura da coifa dos rotadores: Quando libertar? 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

 ISSN 1646-2122 ISSN 1646-2939

SILVA, Marta A. et al. Síndrome Dolorosa Regional Complexa do tipo I: Da Prevenção ao Tratamento. []. , 26, 1, pp.30-42. ISSN 1646-2122.

A Síndrome Dolorosa Regional Complexa do tipo I é uma entidade clínica que se caracteriza por um quadro de dor neuropática intensa associada a múltiplas alterações sensitivomotoras e autonómicas. Afecta principalmente as extremidades, estando especialmente associada a eventos traumáticos como as fracturas. O seu diagnóstico é clínico e o tratamento não é orientado por guidelines, facto que reflete um conhecimento imperfeito da sua fisiopatologia. O diagnóstico deve ser precoce e a abordagem multidisciplinar, com recurso a tratamento farmacológico, programa de reabilitação e - em caso de falência dos anteriores - técnicas invasivas, com o objectivo de promover a funcionalidade dos segmentos atingidos reduzindo o risco de manutenção ou agravamento do quadro. A mobilização precoce e a administração de vitamina C têm assumido, cada vez mais, um papel de relevo na sua prevenção.

: Síndrome Dolorosa Regional Complexa; prevenção; diagnóstico; tratamento.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License