26 2Libertação do Gastrocnémio Proximal Medial no Tratamento da Fasceíte Plantar Crónica: Uma Série de CasosCirurgia para tratamento de abcessos na espondilodiscite tuberculosa 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

 ISSN 1646-2122 ISSN 1646-2939

PASCOAL, Milca Inácio de Oliveira et al. Impacto da Língua Inglesa perante a Produção Científica de Pesquisadores Brasileiros na Área de Ortopedia. []. , 26, 2, pp.106-113. ISSN 1646-2122.

^lpt^aObjetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar o impacto da proficiência da língua inglesa perante a produção científica por pesquisadores brasileiros na área de Ortopedia nos últimos cinco anos. Material e Métodos: Foi levantada a produção cientifica de docentes credenciados em Programas de Pós-graduação da Área de Ortopedia e Radiologia no período de 2013 a 2017. Utilizou-se a Plataforma Lattes para o levantamento do nível de proficiência em inglês dos mesmos. Resultados: Os resultados mostraram que a produção científica global foi expressiva, a partir de um total de 2.590 artigos científicos completos publicados no período. O quesito leitura foi o que apresentou maior escore (2,8), seguido pela compreensão (2,7). Os quesitos fala e escrita foram os que apresentaram menores escores (2,6 para ambos os quesitos). Somente o quesito leitura demonstrou correlação positiva, com diferença estatisticamente significativa (p<0,05; r=0,24). Os quesitos fala e compreensão demonstraram uma tendência para significância, porém sem correlação estatisticamente significativa (p>0,05). O quesito escrita não demonstrou correlação entre as variáveis avaliadas (p>0,05; r=0,16). Conclusão: Em suma, os resultados desse estudo demonstram que a proficiência em língua inglesa impacta na produção do conhecimento na área de Ortopedia, porém somente o quesito leitura parece exercer uma correlação positiva dentre as variáveis avaliadas nesse estudo.^len^aObjective: The aim of this study was to evaluate the impact of the English language proficiency on the scientific production by Brazilian researchers within the field of Orthopedics in the last five years. Material and Methods: The scientific production of researchers enrolled to the Post-Graduation Programs with fields of Orthopedics and Radiology from 2013 to 2017 was used. The Lattes Platform was used to survey the level of proficiency in English. Results: The results showed that global scientific production was expressive, being a total of 2590 complete scientific papers published in the last five years. The reading presented the highest score (2,8), followed by comprehension (2,7). Speaking and writing showed the lowest scores (2.6 for both questions). Reading showed a positive correlation, with significant statistically differences (p <0.05, r = 0.24). Speaking and comprehension showed a trend for an effect, but without significant statistically differences (p> 0.05). Writing did not show remarkable differences (p> 0.05; r = 0.16). Conclusion: Taken together, the results of this study demonstrate that English language proficiency impacts on the scientific production within the field of Orthopedics, but only reading seems to exert a positive correlation among the studied categories in this setting.

: .

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License