26 3Artroplastia total do cotoveloMecanismos imunológicos na reabsorção espontânea de hérnias do disco intervertebral 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

 ISSN 1646-2122 ISSN 1646-2939

PINTO, Susana et al. Será o sacrifício do ligamento cruzado posterior um fator de risco para patela baixa após artroplastia total do joelho?. []. , 26, 3, pp.201-209. ISSN 1646-2122.

Introdução: A altura patelar tem influência na cinética do joelho, sendo o seu posicionamento após artroplastia total do joelho (ATJ) determinante da função e longevidade do implante. A patela baixa após ATJ e´ um factor de mau prognóstico, responsável por uma considerável percentagem de revisões. O sacrifício do ligamento cruzado posterior (LCP) pode levar a um maior rebaixamento da patela após ATJ. Objectivo: Avaliar diferenças na alteração da altura patelar após ATJ, relacionadas com a preservação ou sacrifício do LCP. Material e Métodos: Foram avaliados retrospectivamente 229 pacientes submetidos a ATJ. A altura patelar foi avaliada nas radiografias pré e pós operatórias do joelho, utilizando o ângulo platô-patela modificado. A análise estatística foi realizada com o software IBM SPSS statistics. Resultados: A variação média da altura patelar foi -3.6º. No grupo de preservação do LCP esta foi -3.5° e no do sacrifício -3.9° (p=0.55). Discussão: Foi observada uma tendência à diminuição da altura patelar após a ATJ em ambos os grupos. No sacrifício do LCP a diminuição da altura patelar tende a ser maior, todavia, a diferença entre os grupos não foi estatisticamente significativa. Conclusão: Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas dependentes da preservação ou sacrifício do LCP.

: Patela; Artroplastia total do joelho; Ligamento Cruzado Posterior.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License