26 4Extravasamento de fluido para a cavidade intra-abdominal e torácica após artroscopia da anca 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

 ISSN 1646-2122 ISSN 1646-2939

SILVA, Marta S. et al. Síndrome de compartimento do membro superior secundário a infeção: Caso clínico. []. , 26, 4, pp.362-369. ISSN 1646-2122.

O síndrome do compartimento do membro superior é uma condição clínica pouco frequente e grave, especialmente se não for diagnosticada e tratada atempadamente. A etiologia mais comum é a traumática e o seu diagnóstico assenta essencialmente em critérios clínicos. Em virtude das complicações neurológicas e defeitos cutâneos que possam surgir, o seu tratamento é urgente consistindo na realização de fasciotomias e desbridamento cirúrgico. É, por este motivo de extrema importância que todos os ortopedistas tenham capacidade para dar uma resposta adequada em contexto de urgência, bem como a existência de unidades especializadas de referência no tratamento destas sequelas. Os autores descrevem um caso de um síndrome de compartimento do membro superior secundário a infeção num doente imunossuprimido. O principal objetivo deste trabalho é alertar a comunidade ortopédica para o carácter urgente desta patologia e para as consequências potencialmente devastadoras.

: Membro superior; síndrome de compartimento; infeção; fasciotomia; retalho Foucher; retalho cross-finger invertido.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License