79 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

 ISSN 2182-2395 ISSN 2182-2409

NEVES, J. M.; BRASILEIRO, A.    MENDES-BASTOS, P.. Recalcitrant Palmoplantar Pustulosis: Have You Considered Allergic Contact Dermatitis?. []. , 79, 2, pp.66-67.   01--2021. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.79.2.1313.

A pustulose palmoplantar (PPP) é uma doença crónica e recorrente das palmas e plantas, que tende a ser díficil de tratar. Classicamente era descrita como um subtipo de psoríase. Actualmente é considerada uma entidade distinta, embora psoríase em placas afecte concomitantemente muitos doentes com PPP. Uma relação entre dermite de contacto alérgica (DCA) e PPP já foi descrita, e a primeira acarreta um potencial de perpeptuar a última. Aqui descrevemos dois casos de pustulose plantar de tratamento díficil. Subjacente à natureza refractária da dermatose, encontrava-se uma sensitização alergénica ao dicromato de potássio e ao cloreto de cobalto. Sapatos e palmilhas de cabedal eram

comumente usadas pelas doentes, e ambos os alergénios referidos são utilizados na indústria do cabedal. Remissão clínica foi atingida em ambos os casos com evicção alergénica. O testes epicutâneos devem ser considerados em casos de PPP refractários ao tratamento. Se for demonstrada sensibilização relevante, medidas de evicção alergénica são obrigatórias.

: Cobalto/efeitos adversos; Dermatite Alérgica de Contacto; Dermatoses do Pé; Dicromato de Potássio/efeitos adversos; Testes Epicutâneos..

        · |     · |     · ( pdf )