79 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

 ISSN 2182-2395 ISSN 2182-2409

ROLIM, Luísa et al. Carcinoma Basocelular com Metastização Óssea Disseminada: Um Desfecho Invulgar da Doença Maligna Mais Comum. []. , 79, 3, pp.52-55.   30--2021. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.79.3.1335.

O carcinoma basocelular é o cancro de pele mais comum, com uma incidência muito baixa de metástases, associada a alta morbilidade e mortalidade. A variante clínica morfeiforme é incomum, apresentando um padrão de crescimento agressivo. O diagnóstico precoce e as novas terapias-alvo para a doença metastática são importantes para melhorar as taxas de sobrevivência.

Apresentamos o caso de um doente de 29 anos, com carcinoma basocelular morfeiforme na região geniana direita. Devido a recorrências locais, foi submetido a cirurgia e a radioterapia adjuvante. Por extenso envolvimento ósseo metastático, o doente iniciou vismodegib e, mais tarde, pembrolizumab, tendo realizado radioterapia paliativa antiálgica. Apesar das várias linhas de terapêutica sistémica, a doença progrediu, e o doente faleceu após 8 anos de seguimento.

Este caso mostra como é crucial identificar fatores de risco para o basalioma metastático, e destaca a necessidade de melhorar as terapias-alvo e de adaptá-las ao perfil biológico do doente.

: Carcinoma Basocelular/secundário; Carcinoma Basocelular/tratamento farmacológico; Metástase Neoplásica/radiotera-pia; Neoplasias da Pele/tratamento farmacológico..

        · |     · |     · ( pdf )