79 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia

 ISSN 2182-2395 ISSN 2182-2409

GUERRA, Isabela A; SIMOES, Hisabella LP; VALLE, Annair F    CASTANON, Maria Christina MN. Paracoccidioidomycosis in an Elderly Simulating Cholangiocarcinoma. []. , 79, 3, pp.64-68.   30--2021. ISSN 2182-2395.  https://doi.org/10.29021/spdv.79.3.1364.

Paracoccidioidomicose, micose profunda mais prevalente na América Latina, causada por fungos dimórficos do género Paracoccidioides, afeta predominantemente homens trabalhadores rurais entre 30 e 50 anos de idade e é uma importante causa de morbimortalidade. Pode se apresentar de duas formas: aguda/subaguda ou crónica. Em raros casos, a paracoccidioidomicose pode simular neoplasia e deve ser considerada como diagnóstico diferencial de tumor intra-abdominal nas áreas endémicas.

Reportamos um caso exuberante de paracoccidioidomicose subaguda em uma mulher idosa, embora essa apresentação seja mais frequente na forma juvenil. Múltiplas lesões cutâneas na face estavam associadas à síndrome consumptiva e extensas adenopatias incluindo região hepática, causando dilatação do ducto biliar e simulando um colangiocarcinoma. A histopatologia da pele foi diagnóstica e o tratamento antifúngico permitiu a completa resolução das lesões cutâneas e sistémicas, o que enaltece o mérito do dermatologista, que foi fundamental para o diagnóstico conclusivo e instituição de terapia específica, resultando em desfecho favorável.

: Colangiocarcinoma; Paracoccidioidomicose.

        · |     · |     · ( pdf )