36 6 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

 ISSN 2182-5173

OLIVEIRA, Vânia de et al. Medicina geral e familiar e atitudes relativas a problemas ligados ao álcool: a importância da formação no âmbito da Escola de Medicina Geral e Familiar (Primavera 2016). []. , 36, 6, pp.470-478.   01--2020. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v36i6.12758.

^a

Objetivos:

Os cuidados de saúde primários (CSP) são o terreno ideal para rastreio e tratamento de doentes com Problemas Ligados ao Álcool (PLA). Este estudo pretendeu avaliar as atitudes dos participantes da Escola de Medicina Geral e Familiar (Primavera 2016) relativas a PLA e comparar as atitudes dos participantes do curso de Alcoologia com os dos restantes cursos.

Métodos:

Foram avaliadas as atitudes dos participantes através do Short Alcohol and Alcohol Problems Perception Questionnaire (SAAPPQ). Foram investigadas as associações entre sexo, idade e local de trabalho e ainda com os resultados do SAAPPQ.

Resultados:

Obtiveram-se 250 questionários elegíveis. A idade média foi de 28,1 ± 2,2 anos; 86,2% eram do sexo feminino. A Administração Regional de Saúde (ARS) mais representada foi a de Lisboa e Vale do Tejo. Pré-curso, as atitudes dos participantes dos dois grupos foram semelhantes, exceto na Adequação e Segurança. Os participantes do curso de Alcoologia sentem-se seguros ao trabalharem com estes doentes. Contudo, apenas 65% destes pontuaram acima do ponto médio no Compromisso Terapêutico. Pós-curso objetivaram-se valores significativamente superiores em todas as subescalas para os participantes do curso de Alcoologia, tendo a totalidade pontuado acima do ponto médio na Segurança e Compromisso Terapêutico.

Conclusões:

As atitudes dos participantes do curso de Alcoologia perante doentes com PLA melhoraram significativamente após a formação em todas as subescalas. Cursos que tenham em conta não só conhecimento e capacidade técnica, como outras atitudes, poderão melhorar o rastreio e tratamento de doentes com PLA. Poderá ser necessária uma atenção curricular específica nos domínios da Autoestima e Satisfação para melhorar resultados futuros.

^lpt^a

Introduction:

Primary health care represents the ideal setting for screening and treatment of patients with Alcohol-Related Problems. This study aims to assess the attitudes of the participants of the School of General Practice (GP) Spring 2016 concerning ARP and compare the attitudes of the participants of the Alcohology course with participants from other courses.

Material and Methods:

We assessed the attitudes of the participants using the Short Alcohol and Alcohol Problems Perception Questionnaire (SAAPPQ). We investigated associations between sex, age, and workplace, and with results from SAAPPQ.

Results:

Two hundred and fifty eligible questionnaires were obtained. The average age was 28.1 ± 2.2 years old and 86.2% were female. The most represented workplace was Lisbon and Vale do Tejo. Pre-course, GPs’ attitudes of both groups were homogeneous except on Adequacy and Role Security. The participants of the Alcohology course feel more secure in working with these patients. However, only 65% scored above midpoint in Therapeutic Commitment. Post-course, there were significantly higher values in all subscales for participants of the Alcohology course, with all scoring above midpoint in Safety and Therapeutic Commitment.

Discussion:

The attitudes of the participants of the Alcohology course towards patients with ARP significantly improved after training in all evaluated subscales.

Conclusions:

Courses that take into account not only GP’s knowledge and skills, but also other attitudes, may be important to improve screening and treatment of patients with ARP. Explicit curricular attention to Self-esteem and Satisfaction may be required to improve further results.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )