37 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

 ISSN 2182-5173

MARQUES, Ana Margarida Dias    PEREIRA, Ana Lúcia Silva. Internato de medicina geral e familiar em época pandémica: o que (com)promete?. []. , 37, 4, pp.377-382.   31--2021. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i4.13143.

^a

O plano de formação em medicina geral e familiar corresponde a um processo bem definido de formação médica contínua que, a partir de março de 2020, se viu balançado na sua estrutura, em detrimento da mobilização dos médicos internos para áreas de atuação não planeadas, mas de extrema importância no combate à pandemia por COVID-19. Neste contexto, houve um desvio do percurso formativo que, embora sentido de forma desigual pelos diferentes anos do internato médico, se revelou transversal, existindo uma potencial quebra do fio condutor da aprendizagem da medicina geral e familiar. Não obstante, a pandemia veio constituir uma força motriz para o médico interno desenvolver novas competências e em áreas até então por explorar, das quais se destacam a aquisição de noções de trabalho em equipa e competências comunicacionais, bem como o aperfeiçoamento das técnicas de consulta telefónica. Também o binómio interno-orientador se tornou mais coeso, pela aprendizagem conjunta em tempo real, e registou-se um enfoque da atividade clínica em detrimento das tarefas curriculares. Sugerem-se estudos que se continuem a debruçar sobre o grau de motivação dos médicos internos de medicina geral e familiar e sobre a forma como as suas novas competências poderão constituir elementos de valorização individual.

^lpt^a

The family medicine internship curriculum corresponds to a well-defined continuous medical training that in March 2020 was impaired in its structure due to the mobilization of intern doctors for unplanned areas of activity, but extremely important to combat the COVID-19 pandemic. In this context, there was a departure from the training curriculum, which although felt differently in different years of the internship, proved to be transversal to all, with a potential break in the guiding thread in the learning of family medicine. Nevertheless, the pandemic has become a driving force for the intern doctor to develop new skills, in areas to be explored, like the development of teamwork and communication skills, as well as the improvement of telephone consultation techniques. The internal-guiding binomial also became more cohesive, through joint learning in real-time, and there was a focus on clinical activity, to the detriment of curricular tasks. We suggest studies that continue to focus on the degree of motivation of intern physicians of family medicine, and how their new skills may constitute elements of individual valorization.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )