37 6 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

 ISSN 2182-5173

OLIVEIRA, Vitor    DEMINICE, Rafael. Atualização sobre a definição, consequências e diagnóstico da sarcopenia: uma revisão literária. []. , 37, 6, pp.550-563.   31--2021. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v37i6.12921.

Introdução:

A sarcopenia é definida como uma desordem muscular esquelética progressiva e generalizada que está associada a maior probabilidade de complicações de saúde, incluindo quedas, fraturas, incapacidade física e mortalidade. Esta desordem, anteriormente entendida como uma condição inerente à idade, apresenta causas diferentes e afeta muitos indivíduos independentemente da idade. A sarcopenia é atualmente reconhecida como uma condição patológica e foi incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID-10-CM - M62.84).

Objetivo:

Apresentar uma revisão literária sobre as causas da sarcopenia, epidemiologia e forma e métodos de diagnóstico atualmente utilizados.

Fontes de dados:

MEDLINE/PubMed, Embase e SciELO (pesquisa inicial) e referências bibliográficas dos artigos selecionados da pesquisa primária (pesquisa em cascata).

Métodos de revisão:

Utilizou-se uma combinação dos seguintes termos: sarcopenia, diagnóstico, definição operacional, prevalência, consequências. Foram considerados artigos originais, artigos de revisão, diretrizes clínicas e consensos em inglês e português publicados desde 1989 (ano da proposta do termo sarcopenia) até maio de 2020.

Resultados:

As principais referências selecionadas foram os artigos que tratavam da definição de sarcopenia. Foram também selecionados os artigos relacionados com testes e avaliações utilizados para o diagnóstico da sarcopenia e artigos que descrevem a prevalência da sarcopenia em diferentes populações.

Conclusões:

Considerando a evolução histórica do diagnóstico da doença, é notório tentar aproximar o conhecimento científico da prática clínica com a sugestão de métodos e pontos de corte que facilitam a identificação imediata da sarcopenia. No entanto, há um elevado número de diferentes posições e definições operacionais de sarcopenia, o que dificulta a determinação da prevalência real. Apesar dos recentes desenvolvimentos na compreensão da sarcopenia, uma definição operacional definitiva e a melhor forma de diagnosticar a sarcopenia ainda são motivo de debate. Assim, acredita-se que a atual definição operacional não é definitiva e pode sofrer alterações consideráveis à medida que o conhecimento sobre a sarcopenia se desenvolve.

: Sarcopenia; Fragilidade; Envelhecimento; Epidemiologia..

        · |     ·     · ( pdf )