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Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

 ISSN 2183-8453

SANTOS, M    ALMEIDA, A. DANOS OCUPACIONAIS ASSOCIADOS AO CHUMBO, COM ENFASE NO SETOR DA CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE OBRAS DE ARTE. []. , 8, pp.S172-S202.   12--2021. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.07.12.2019.

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Introdução e objetivos:

O setor da Conservação e Restauro ainda não foi abordado pela Saúde Ocupacional de uma forma completa ou exaustiva, pelo que se registam várias lacunas de conhecimento em relação aos seus fatores de risco/ riscos laborais.

Os autores tiveram como objetivo recolher e resumir toda a informação que encontraram sobre, como ponto de partida para outros projetos que se afirmem como pertinentes, no contexto da Saúde Ocupacional destes profissionais. Contudo, como os artigos encontrados foram muito escassos, foi elaborada uma outra revisão complementar, relativa aos riscos genéricos que o Chumbo pode acarretar na saúde humana.

Metodologia:

Trata-se de uma Scoping Review, elaborada no últimotrimestre de 2018, utilizando os motores de busca Scopus; Pub Med; Web of Science; Science Direct; Academic Search Complete; CINALH; Med Line; Database of Abstracts and Reviews; Central Register of Controlled Trials; Cochrane Database of Systematic Reviews; Nursing and Allied Health Collection; MedicLatina e RCAAP.

Conteúdo/ Resultados:

Entre Conservadores- Restauradores, há o risco de contatar com chumbo em tintas (de telas, esculturas, vitrais, edifícios) e gessos antigos; bem como na restauração de objetos de metal. Aliás, algumas esculturas são feitas de bronze e chumbo, para além de brinquedos antigos que foram finalizados com uma camada externa deste produto, para obter determinada cor e/ ou proteção contra a corrosão. A soldadura de materiais contaminados também proporciona algum risco. Por vezes este agente foi também usado em talheres, copos e pratos, que podem ser algo de restauração. O contato com o Chumbo implica problemas médicos específicos.

Discussão:

Ainda que existam muito poucos dados e documentos publicados relativos aos riscos que o Chumbo pode acarretar entre Conservadores- Restauradores, este está melhor descrito para outras classes profissionais do setor industrial ou até população geral e, de forma intermédia, também para os artistas que elaboram diversos tipos de peças de arte. Ao longo da história existiram vários casos famosos de intoxicação por chumbo ou saturnismo, nomeadamente através do contexto ocupacional, em artistas, situação essa designada por “cólica ou loucura do Pintor” (como Miguel Ângelo, Caravaggio, Pierrodella Francesca, Rembrandt, Goya, Fortuny, Van Gogh, Frida Kahlo e Portinari, supõe-se).

Limitações:

Os autores desenvolveram esforços no sentido de tentar que a sua pesquisa fosse exaustiva mas, uma vez concluída, perceberam que não encontraram dados relevantes sobre: doseamento do chumbo atmosférico nos ambientes de trabalho da Conservação/ Restauração (sequer genericamente e muito menos nos diversos subsetores: pintura, escultura, vidro, metal, têxtil, joias) e quantificação do risco associado para os Restauradores- Conservadores, em função dos doseamentos atmosféricos obtidos e quantificações da plumbémia, ALAU e/ ou ALAD (numa amostra sequer global de profissionais do setor, expostos a este agente, quanto mais nos subsetores atrás mencionados, de forma individualizada).

Conclusões:

Desde longa data que são conhecidos malefícios concretos e sérios associados a este agente químico. Contudo, o setor da Conservação e Restauro é ainda muito pouco estudado em contexto de Saúde Ocupacional e os riscos do eventual contato com Chumbo não são exceção.

Seria muito pertinente que surgissem equipas motivadas para estudar este setor e colmatar parte das limitações encontradas, não desenvolvidas na literatura internacional.

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Introduction and objectives:

The Conservation and Restoration sector has not yet been approached by Occupational Health in a complete or exhaustive way, so that there are several knowledge gaps in relation to their risk factors/ occupational risks.

The authors aimed to collect and summarize all the information they found on the subject, as a starting point for other projects that claim to be relevant, in the context of the occupational health of these professionals. However, as the papers found were scarce, a further review was made in the generic hazards of lead to human health, in order to address better the issue.

Methodology:

This is a Scoping Review, prepared in the last quarter of 2018, using Scopus; PubMed; Web of Science; Science Direct; Academic Search Complete; CINALH; MedLine; Database of Abstracts and Reviews; Central Register of Controlled Trials; Cochrane Database of Systematic Reviews; Nursing and Allied Health Collection; MedicLatina and RCAAP.

Content / Results:

Between Conservators/ Restorers, there is the risk of contacting with Lead in inks (of paintings, sculptures, stained glass) and old buildings; as well as in the restoration of metal objects. Incidentally, some sculptures are made of bronze and lead, in addition to antique toys that were finished with an outer layer of this product, to obtain a certain color and/ or protection against corrosion. Welding contaminated materials also poses some risk. Sometimes this material was also used in cutlery, glasses and dishes, which can necessitate restoration. Contact with Lead involves specific medical problems.

Discussion:

Although there is very little published data and documents regarding the risks related to lead between Conservators/ Restorers, this is better described for other professional classes of the industrial sector or even general population and, in an intermediate way, also for the artists who elaborate diverse types of art pieces.

Throughout history we have several suspicious famous cases of saturnism in artists, a situation also called "painter's craze or madness" (Michelangelo, Caravaggio, Pierro della Francesca, Rembrandt, Goya, Fortuny, Van Gogh, Frida Kahlo and Portinari).

Limitations:

The authors made efforts to make their research exhaustive but, once completed, they realized that they did not find relevant data on: atmospheric lead assay in the Conservation/ Restoration workplaces (even generically, much less in the various subsectors: painting, sculpture, glass, metal, textiles, jewelry...); quantification of the associated risk for the Restorers/ Conservators, according to the atmospheric assays obtained and quantifications of the Lead, ALAU and/ or ALAD in an global sample of professionals of the sector, exposed to this agent or by subsectors.

Conclusions:

Lead has long been known to cause serious harm. However, the Restoration-Conservation sector is still very little studied in the context of Occupational Health and the risks of possible contact with Lead are no exception.

It would be very pertinent to have motivated teams to study this sector and to fill some of the limitations found, not developed in the international literature.

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