16 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

 ISSN 2183-8453

COUTO, C et al. ABORDAGEM DA SAÚDE OCUPACIONAL PERANTE SURTOS DE ESCABIOSE. []. , 16, esub0405. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.29.07.2023.

INTRODUÇÃO:

A ocorrência hospitalar de surtos de escabiose tem vindo a servir de alerta para a importância do diagnóstico precoce e correta abordagem por parte dos serviços de Saúde Ocupacional.

OBJETIVOS:

Rever a bibliografia sobre o diagnóstico e tratamento de escabiose. Descrever a abordagem dos serviços de Saúde Ocupacional perante surtos de escabiose.

METODOLOGIA:

Revisão do tema na base de dados científica (PubMed), utilizando os termos de pesquisa “scabies”, “diagnosis”, “treatment” e “outbreak” em qualquer local do texto. Foram incluídas apenas revisões publicadas nos últimos cinco anos e disponíveis para leitura integral.

RESULTADOS:

A escabiose (vulgarmente conhecida como sarna humana) é uma infeção cutânea parasitária causada por um ácaro que parasita apenas a espécie humana, designado Sarcoptes scabei, variedade hominis. A transmissão ocorre por contacto direto pele a pele ou através de fômites contaminados (por exemplo, roupas de cama, toalhas, entre outros). Existem duas variantes clínicas, a clássica e a crostosa (ou norueguesa). Os tratamentos de primeira linha são a permetrina tópica e a ivermectina oral. A Saúde Ocupacional tem um papel fundamental na abordagem e controlo de surtos em instituições de saúde.

DISCUSSÃO E CONCLUSÃO:

A deteção precoce de indivíduos infetados, com o devido isolamento no caso da escabiose crostosa; a higienização adequada e frequente das roupas; o tratamento simultâneo de todos os doentes, profissionais e familiares que possam ter sido expostos e a vigilância contínua dos profissionais afetados até à cura, são aspetos fulcrais para o controlo dos surtos.

: Escabiose; Surtos; Diagnóstico; Tratamento; Saúde Ocupacional; Enfermagem do Trabalho; Medicina do Trabalho.

        · |     ·     · ( pdf )