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Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

 ISSN 2183-8453

DUARTE, P    BERNARDES, S. “PENSAR FORA DA CAIXA…” UM PROJETO DE LIDERANÇA PARTICIPATIVA: Uma parceria de uma Unidade Cirúrgica, com o Serviço de Saúde Ocupacional, na promoção de ambientes de trabalho saudáveis. []. , 17, esub0436. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.23.03.2024.

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Introdução:

Este projeto visa reconhecer a inteligência relacional como instrumento de coesão, satisfação e motivação profissional, com inerente repercussão na qualidade e segurança dos cuidados prestados, bem como na promoção de ambientes de trabalho saudáveis.

Diagnóstico da situação:

Procedeu-se ao diagnóstico da situação utilizando-se a pesquisa de consenso, mais especificamente a técnica de “brainstorming”, para identificar a área de intervenção, priorizando-se as questões relacionais pelo número de vezes que foram mencionadas pelos colaboradores.

Objetivo:

Promover a inteligência relacional na equipa da unidade Cirurgia A, do Hospital Curry Cabral, como instrumento de gestão, aumentando em pelo menos 20% a satisfação dos colaboradores, em relação ao ambiente de trabalho.

Metodologia:

A metodologia focou-se em dois momentos de avaliação, qualitativa e quantitativa. A primeira iniciou-se com o projeto “Pensar fora da caixa…escrevendo para dentro da caixa”- nesta os colaboradores foram estimulados a partilhar emoções, sugestões, elogios, reclamações ou qualquer outro assunto que considerassem pertinente. O anonimato dos contributos permitiu que a sinceridade e frontalidade sobre o ambiente de trabalho emergisse sem constrangimentos e em segurança psicológica. Esta estratégia foi, sem dúvida, o “motor” deste projeto pois, a partir dos seus contributos, foi possível identificar as áreas passiveis de melhoria. Para uma análise quantitativa, de forma que existissem indicadores para medir o objetivo pretendido, foram realizados dois momentos de avaliação através da aplicação de questionários.

Resultados:

Com os contributos da avaliação qualitativa observou-se a necessidade de intervenção a nível da saúde mental dos colaboradores. Deu-se assim inicio a novas rotinas, onde se incluíram reuniões semanais de reflexão, formação sobre relacionamento interpessoal e medidas de saúde e bem-estar na equipa. As estratégias utilizadas permitiram os resultados obtidos na avaliação quantitativa com um aumento de 44,1% na satisfação desta população.

Conclusões:

A capacidade de escuta ativa dos problemas dos colaboradores e o envolvimento dos mesmos na sua melhoria associado a uma liderança participativa, transformadora e humanizada contribuiu para o bem-estar dos profissionais.

Considera-se assim que este projeto acrescentou valor no que diz respeito à melhoria do ambiente de trabalho, com repercussão na produtividade e na qualidade do atendimento feito aos utentes.

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Introduction:

This project aimed to recognize relational intelligence as an instrument of cohesion, satisfaction, and professional motivation with inherent repercussions on the quality and safety of care provided, as well as the promotion of healthy work environments.

Diagnosis:

Was use consensus research to identify the area of intervention, more specifically the “brainstorming” technique, prioritizing relational issues based on the number of times they were mentioned by employees.

Objective:

Promote relational intelligence in the team at the Surgery A unit, at Hospital Curry Cabral, as a management tool, increasing employee satisfaction in relation to the work environment by at least 20%.

Methodology:

The methodology used focused on two assessment moments, qualitative and quantitative. The qualitative assessment began with the project “Thinking outside the box…writing inside the box”, in which employees were encouraged to share emotions, suggestions, compliments, complaints, or any other subject they considered relevant. The anonymity of the contributions allowed sincerity and directness in the work environment to emerge without constraints, allowing psychological safety. This strategy was the “driver” of this project because, based on its contributions, it was possible to identify areas that could be improved. For a quantitative analysis, to measure the intended objective, was applied questionnaires on two evaluation moments.

Results:

With the contributions of the qualitative assessment, mas observed the need for intervention in terms of employees’ mental health. This began new routines, which include weekly reflection meetings, training on interpersonal relationships and health and well-being measures in the team. The strategies used allowed the results obtained in the quantitative evaluation with an increase of 44,1% in the satisfaction of this population.

Conclusion:

There is an association of the ability to actively listen to employees’ problems and their involvement. Participatory, transformative, and humanized leadership contributed to the well-being of professionals.

If is therefore considered that this project added value in terms of improving the working environment, with repercussions on productivity and the quality of service provided to users.

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