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Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

 ISSN 2183-8453

PATACAS, C. A EXPOSIÇÃO AO RUÍDO POR MÚSICOS DE ORQUESTRA- REVISÃO DA LITERATURA. []. , 17, esub0439.   30--2024. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.13.04.2024.

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Introdução

Ao longo da sua formação académica e carreira profissional, o músico de orquestra encontra-se exposto a ambientes com variados níveis de pressão sonora, seja no âmbito do trabalho individual com o seu instrumento, como na exposição ao som emitido pelo grupo orquestral onde se encontra inserido. A exposição a níveis sonoros elevados pode ser potencialmente prejudicial à saúde auditiva do instrumentista.

Objetivos

Enquadrar o risco e potenciais consequências associadas à exposição ao ruído por músicos de orquestra profissional à luz da investigação mais recente, contextualizar as medidas preventivas descritas pela literatura e apresentar uma síntese das mesmas a propor às instituições culturais, estabelecimentos de ensino musical e músicos profissionais.

Metodologia

Revisão integrativa da literatura, com utilização da estratégia Population, Exposure e Outcome. A pesquisa bibliográfica foi executada na plataforma b-on e no website da Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional Online, tendo sido selecionados 20 artigos após a aplicação dos critérios definidos de acordo com o objetivo da presente revisão, para um espaço temporal de pesquisa entre 2013 e 2023.

Resultados

O nível de exposição diária a ruído por um músico de orquestra pode variar entre 79 dB(A) e 111 dB(A), seja durante a prática diária individual do instrumento, ensaios ou concertos ao vivo. As características do instrumento musical utilizado pelo músico pode incrementar o risco de consequências associadas ao ruído, assim como variáveis associadas à peça musical trabalhada e ao local onde o músico desempenhará a sua performance. A perda auditiva induzida pelo ruído é das consequências mais referenciadas pela literatura. Têm sido aplicadas medidas construtivas/engenharia, organizacionais e de proteção individual, as quais apresentam vantagens, mas também algumas potenciais desvantagens em relação ao desempenho.

Conclusão

Será relevante que os profissionais da saúde ocupacional intervenham precocemente junto dos músicos de orquestra, assim como colaborem com as instituições culturais na implementação das medidas de proteção individual e coletiva adequadas ao nível de exposição ao ruído.

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Introduction

Throughout their academic and professional careers, orchestral musicians are exposed to environments that exhibit varying levels of sound pressure, whether it be through individual work with their instrument or exposure to the sound emanating from the orchestral ensemble in which they are incorporated. Exposure to high sound levels can be potentially damaging to the instrumentalist's hearing health.

Objectives

Frame the risk and potential consequences associated with exposure to noise by professional orchestra musicians considering the most recent research; contextualize preventive measures described in the literature; and present a summary of preventive measures to be proposed to employers, musical teaching establishments and professional musicians.

Methods

Integrative literature review, using the Population, Exposure and Outcome strategy. The literature search was carried out in b-on platform and on the website of “Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional Online”, with 20 articles being selected after applying the criteria defined in accordance with the objective of the present review, for a research period between 2013 and 2023.

Results

The level of daily exposure to noise by an orchestra musician can vary between 79 dB(A) and 111 dB(A), whether during individual daily practice of the instrument, rehearsals, or live concerts. The characteristics of the musical instrument played by the musician can increase the risk of consequences associated with noise, as well as variables associated with the musical piece worked on and the place where the musician will perform. Noise-induced hearing loss is one of the consequences most cited in the literature. Constructive/engineering, organizational and individual protection measures have been applied, which present advantages but also some potential disadvantages to the performance of orchestra musicians.

Conclusion

It is important that occupational health professionals initiate early intervention with orchestra musicians and collaborate with cultural institutions to implement individual and collective protection measures that are appropriate to the level of exposure to noise by instrumentalists.

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