6 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


PsychTech & Health Journal

 ISSN 2184-1004

DACA, Timoteo Salvador; MATSOLO, Armenio    PESSULA, Pedro. Educação Física em tempo de COVID-19 em Moçambique: Perspectiva de leccionação no retorno da disciplina a escola. []. , 6, 2, pp.29-40.   31--2023. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art48-2023.

^a

A Educação Física (EF) em Moçambique, a semelhança dos outros países, esteve suspensa do ambiente escolar por mais de um ano, devido a COVID-19, decisão justificada pela necessidade de (1) evitar o contacto físico (2) redução do tempo de permanecia dos alunos na escolar e (3) conter a contaminação do SARS-CoV2. O retorno da EF escolar carece de evidências científicas consistentes. Neste sentido, definimos como objectivo deste estudo perspetivar a leccionação das aulas de EF em Moçambique atendendo as medidas de higiene e de prevenção contra a contaminação da COVID-19, de acordo com a opinião dos palestrantes/professores moçambicanos. Método: participaram no webinar de auscultação, 5 professores selecionados por conveniência e por ter (1) nível superior de escolaridade; (2) leccionado EF num dos sistemas de ensino (3) mais de 15 anos de experiência profissional; (4) trabalhado em processos de reforma curricular da EF e (5) continuado activo no sistema de formação e ensino da EF. Todos os palestrantes/professores tiveram acesso a duas questões prévias com 30 dias de antecedência. A informação foi gravada em áudio, no dia do evento, depois transcrita por dois investigadores-ouvintes para consensos e a posterior confirmada pelos próprios palestrantes/professores. Os resultados indicaram que há imperativo da (1) reforma curricular e mudança das abordagens dos conteúdos da EF; (2) planificação rigorosa das aulas em circuitos e uso do modelo híbrido; (3) capacitar os professores e alunos no uso das TICs; (4) cumprir com as medidas de higiene e de prevenção nas aulas EF; (5) reduzir o número dos alunos nas turmas de EF, (6) rever a carga horária dos professores de EF e (7) criar condições materiais de trabalho.

^lpt^a

Physical Education (PE) in Mozambique was suspended from the school environment for over a year, like other countries, due to COVID-19, justified by the need to (1) avoid physical contact (2) reduced the students’ school time and (3) contain SARS-CoV2 contamination. The return of PE to school lacks consistent scientific evidence. The aims of this study are to perspective the PE teaching classes in Mozambique, considering the hygiene and prevention measures against COVID-19 contamination, according to the opinion of the Mozambican speakers/teachers. Method: 5 senior teachers were selected for convenience and for having (1) higher education level participated in the consultation webinar; (2) taught PE in one of the education systems (3) more than 15 years of professional experience; (4) worked in PE curricular reform processes and (5) continued active in the PE training and education system. All speakers/teachers had access to two pre-questions 30 days before the webinar day. The information was audio-recorded on the day of the event, later transcribed by two investigators-listeners for consensus, and later confirmed by the speakers/Teachers themselves. The results indicated that there is an imperative to: (1) curricular reform and change the approaches to PE content; (2) rigorous planning of classes in circuits and use of the hybrid model; (3) train teachers and students in the use of ICTs; (4) comply with hygiene and prevention measures in PE classes; (5) reduce the number of students in PE classes, (6) review the workload of PE teachers, and (7) create material working conditions.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )