7 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

MONTEIRO, Daniela    BRANCO, Francisco. O ensino da metodologia de investigação na formação inicial em Serviço Social: entre a transversalidade exigida e a predominância da metodologia qualitativa. []. , 7, pp.95-106.   11--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.95-106.

^a

O serviço social é uma profissão reconhecida pela sua intervenção junto das populações em situação de vulnerabilidade social. Mas, não se reduz a esta dimensão e a investigação tem ganho cada vez mais espaço na prática dos profissionais e destaque na literatura da área. Assim, importa compreender como formamos os estudantes e futuros profissionais neste domínio. Neste artigo, apresentamos uma parte de um estudo mais amplo sobre o ensino da investigação na formação inicial em serviço social, onde pretendemos conhecer e compreender as orientações metodológicas de investigação lecionadas na formação inicial em serviço social a partir da visão dos professores. Trata-se de um estudo de casos múltiplos de natureza qualitativa, cujas unidades de análise são três cursos de Licenciatura em Serviço Social em Portugal, onde foram entrevistados 12 professores. Os dados revelaram a preocupação que as IES (Instituições de Ensino Superior) demonstraram em garantir aos estudantes um conhecimento transversal das diferentes abordagens metodológicas, independentemente das tendências que marcam atualmente as investigações produzidas pelos assistentes sociais, o seu interesse ou adequação à área disciplinar e às metodologias preferencialmente adotadas pelos próprios professores enquanto investigadores. Conclui-se, ainda, que, não obstante esta transversalidade, verifica-se uma predominância da metodologia qualitativa nos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes de serviço social numa associação com a natureza da intervenção da profissão.

^lpt^a

Social work is a profession recognized for its intervention with populations in situations of social vulnerability. However, it is not reduced to this dimension and research has gained more and more space in the practice of professionals and it is highlighted in the literature of the area. Thus, it is important to understand how we train students and future professionals in this field. In this article, we present a part of a broader study on the research teaching in initial training in social work, where we intend to know and understand the methodological guidelines of research taught in initial training in social work from the perspective of teachers. This is a multiple case study of a qualitative nature, whose units of analysis are three Degree courses in Social Work in Portugal, where 12 teachers were interviewed. The data revealed the concern that HEIs (Higher Education Institutions) demonstrated in guaranteeing students a transversal knowledge of the different methodological approaches, regardless of the current tendencies that mark the investigations produced by social workers, their interest or suitability to the disciplinary area and the methodologies preferably adopted by the teachers themselves as researchers. It is also concluded that, despite this transversality, there is a predominance of qualitative methodology in the works developed by social work students in association with the nature of the profession's intervention.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )