7 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

MEIRA, Karla; APARECIDA, Luzmarina    PINHEIRO, Osni Lazaro. Farmacologia: O aprendizado de forma lúdica. []. , 7, pp.145-152.   22--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.145-152.

Introdução: Na formação profissional o uso de jogo educacional associado a situações da prática de farmacologia proporcionaram ao estudante uma forma concreta e lúdica de aprendizagem. Objetivo: Analisar o uso de um jogo educacional de forma lúdica com aplicação de conceitos básicos de farmacologia. Método: Estudo qualitativo, com abordagem observacional e descritiva. A coleta de dados foi realizada com juízes com experiências em ensino e em farmacologia. Os juízes validaram o jogo por meio de um questionário que continha um campo aberto o qual realizaram suas considerações e sugestões de melhorias. Foi elencado os núcleos de sentido e uma análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: As temáticas foram: Facilidades de aprender conceitos básicos de farmacologia por meio de um jogo e Dificuldades encontradas para aprender conceitos básicos de farmacologia, ambas foram trabalhadas para buscar melhoria no jogo e seus conteúdos. Considerações finais: Os jogos foram validados pelos juízes que apontaram sugestões relevantes para aprimorar o material didático, o conteúdo, as regras do jogo e possibilitar uma aprendizagem compátivel ao ensino técnico de farmácia.

: Aprendizagem; Ensino; Jogo; Farmacologia; Material Didático..

        · |     ·     · ( pdf )