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New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

SOUSA, Rafael; PIMENTA DO, Clara; BOGONI, Barbara    HENNING, Poul. Investigação de campo qualitativa em contexto educacional: Definição e Considerações. []. , 7, pp.190-199.   23--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.190-199.

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Com este artigo pretende-se apresentar o processo de definição metodológica de uma investigação de campo qualitativa em contexto educacional, assim como as considerações críticas sobre os procedimentos adotados. A investigação aborda as formas de representação no ensino do projeto de arquitetura, e tem como casos de estudo duas escolas, a auic-polimi e a faup. O artigo está organizado em duas partes. Na primeira parte são enunciados os elementos fundamentais da metodologia seguida. Começa-se por considerar a abordagem de pesquisa, referindo os tipos de abordagem existentes, as suas características gerais, e os critérios que conduziram à seleção de uma abordagem de tipo qualitativo. De seguida, é introduzida a noção de projeto de pesquisa como a estrutura lógica do estudo, e apresentam-se as estratégias mais frequentes em investigação qualitativa. Parte-se então para a definição do estudo de caso, referindo os principais aspetos que foram tidos em conta: o número de casos considerados, as suas unidades de análise, e a ligação lógica entre os dados e o problema de pesquisa. Chegou-se à definição de um estudo de caso múltiplo, considerando três unidades de análise incorporadas, e um modelo lógico dedutivo-indutivo. São depois referidos os métodos de recolha, registo, análise e interpretação de dados seguidos, orientados por uma Matriz de Caracterização do objeto de estudo e de uma Tabela Síntese. Na segunda parte são consideradas as particularidades da metodologia aplicada, sobretudo em relação aos métodos de pesquisa. Para isso são referidos os principais aspetos positivos e negativos dos procedimentos adotados, assim como os aspetos a melhorar.

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With this article it is intended to present the methodological definition process of a qualitative field research in educational setting, as well as the critical considerations about the adopted procedures. The research focuses on the forms of representation in architectural design teaching, taking two schools as case studies, the auic-polimi and the faup. This article is organized into two main parts. In the first part, the fundamental elements of the followed methodology are enunciated. It starts with the research approach, mentioning the existing types, their general characteristics, and the criteria that led to the selection of a qualitative approach. Then, the notion of research design as the logical structure of the study is introduced, and the most frequent strategies in qualitative research are referred. It proceeds to the definition of the case study, taking into account: the number of cases, their units of analysis and the logical link between the data and the research problem. The followed research design is then defined as a multiple case study, with three embedded units of analysis, and a logical deductive-inductive model. Moreover, the methods for data collection, recording, analysis, and interpretation are mentioned, guided by a Characterization Matrix and a Synthesis Table. In the second part of the article, the particularities of the followed methodology are considered, focusing on the research methods. For this, the main positive and negative aspects of the adopted procedures are referred, as well as the aspects that need to be improved.

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