7 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

CONCEICAO, Maria Hosana; ALBUQUERQUE, Olga M.; SILVA, Lúcia Helena Soares e    RABELO, Lúcia Maria da Graça. A Percepção dos Alunos de Química Orgânica sobre o Uso do Socrative em Aulas Síncronas na Universidade de Brasília (UnB). []. , 7, pp.229-238.   17--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.229-238.

^a

No último ano, com a crise mundial da saúde pública, devido à pandemia da Covid-19, o ensino presencial deu lugar ao uso de plataformas tecnológicas para aulas online. Assim a Universidade de Brasília (UnB) preparou o seu corpo docente, para o ensino remoto, com a oferta de cursos sobre as plataformas do Moodle Aprender 3 e do Office 365 da Microsoft. Por outro lado, o planejamento das aulas, no modo remoto, exigiu de cada professor, uma sequência didática, lógica, para a participação dos estudantes, tanto nas aulas síncronas, quanto nas atividades assíncronas. Assim, o objetivo principal deste estudo foi conhecer a percepção dos estudantes da Farmácia sobre o uso da plataforma Socrative, nas aulas síncronas da disciplina de Química Orgânica. Trata-se de uma plataforma online na qual os estudantes praticam o conteúdo trabalhado em sala de aula, usando os seus smartphones ou tablets. O estudo contou com a participação de sessenta estudantes de segundo semestre do curso de Farmácia, da disciplina de Química Orgânica, ofertada no 1º semestre de 2020. que realizaram as avaliações sobre a nomenclatura IUPAC dos compostos orgânicos. Dos 40 estudantes, que responderam ao questionário, foram consideradas apenas 34 respostas, na análise de conteúdo, com o uso do software IRAMUTEQ. O estudo mostrou-se promissor para o uso do Socrative nas categorias de vantagens, “dificuldades”, sugestões e contribuições.

^lpt^a

In the last year, with the global public health crisis, due to the Covid-19 pandemic, face-to-face education gave way to the use of technological platforms for online classes. Thus, the University of Brasilia (UnB) prepared its teaching staff for remote teaching, offering courses on the Moodle Aprender 3 and Office 365 platforms from Microsoft. On the other hand, the planning of the classes, in the remote mode, demanded from each teacher, a didactic sequence, logical, for the participation of the students, both in the synchronous classes, as in the asynchronous activities. Thus, the main objective of this study was to know the perception of Pharmacy students on the use of the Socrative platform, in the synchronous classes of the discipline of Organic Chemistry. It deals with an online platform in which students practice the content worked in the classroom using their smartphones or tablets. The study had the participation of sixty students from the second semester of the Pharmacy course, of the discipline of Organic Chemistry, offered in the 1st semester of 2020 who carried out the evaluations on the IUPAC nomenclature of organic compounds. Of the 40 students who answered the questionnaire, only 34 responses were considered in the content analysis, using the IRAMUTEQ software. The study proved to be promising for the use of Socrative in the categories of advantages, “difficulties”, suggestions and contributions.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )