7 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

CEZAR FEITOSA, Caio; MEIRA VERAS, Renata    MARIA ROCHA SAMPAIO, Sônia. Vicissitudes das experiências estudantis no regime de ciclos da UFBA. []. , 7, pp.332-340.   15--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.332-340.

^a

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi uma das instituições brasileiras que adotaram parcialmente uma nova arquitetura universitária, o regime de ciclos e os Bacharelados Interdisciplinares. Desde então uma série de estudos tem sido desenvolvidos para acompanhar a implementação e o funcionamento desta inovação curricular na universidade. A presente investigação objetivou compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no transcurso da sua escolarização no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS). O método qualitativo foi escolhido para esta investigação pois privilegia os processos sociais e permitiu assim capturar os significados atribuídos pelos discentes a experiência universitária. Foram realizadas entrevistas narrativas com 14 estudantes egressos do BIS acerca do transcurso da escolarização no primeiro ciclo e destas narrativas estudantis resgataram-se as passagens que os discentes apontaram os desafios vivenciados. Para organização e auxílio na análise de conteúdo categorial temática utilizou-se o Software Open Logos que permitiu uma análise transversal das entrevistas por meio da codificação do texto e posteriori categorização. Os resultados foram organizados em três categorias: a primeira trata das relações entre os estudantes do BIS que é marcada pela competitividade e a não construção de vínculos, outra dificuldade narrada pelos estudantes é a falta de apoio pedagógico, ausência de áreas de concentração e de componentes curriculares no turno noturno. Por fim a última categoria retrata os preconceitos e constrangimentos que estudantes do BIS enfrentaram em espaços conservadores da universidade. Conclui-se que é necessário propor um acompanhamento pedagógico aos estudantes sem que isso recaia na tutela estudantil, assim como buscar as instâncias centrais da universidade para coibir as situações de preconceito e constrangimento vivenciadas pelos estudantes para assim preservar o ambiente pedagógico e democrático que deve habitar as universidades.

^lpt^a

The Federal University of Bahia (UFBA) was one of the Brazilian institutions that partially adopted a new university architecture, the cycle system and the interdisciplinary baccalaureate. Since then, several studies have been developed to follow up the implementation and operation of this curricular innovation at the university. The present investigation aimed to understand the difficulties faced by students throughout their schooling at the Interdisciplinary Bachelor of Health (IBH). The qualitative method was chosen for this investigation because focus on social processes and, thus, allows capturing the meanings attributed by students to the university experience. Narrative interviews were conducted with 14 IBH students about the schooling trajectory of the first cycle, from these student narratives, the excerpts in which the students pointed out the challenges experienced were rescued. For organization and assistance in the analysis of thematic categorical content, the Open Logos Software was used, which allowed a cross-sectional analysis of the interviews through coding and later categorization. The results were organized into three categories: the first deals with the relations between IBH students, which is marked by competitiveness and by not building bonds, another difficulty mentioned by the students is the lack of pedagogical support, absence of concentration areas and components curriculum in the night shift. Finally, the last category portrays the prejudices and constraints that IBH students face in the conservative spaces of the university. We concluded that it is necessary to propose a pedagogical assistance to the students without falling into the tutelage of the student, as well as seeking the central instances of the university to curb the situations of prejudice and embarrassment experienced by the students in order to preserve the pedagogical and democratic environment in that universities must live.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )