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New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

ROSSI, Letícia Farto de et al. Educação em saúde relacionada a sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis: Uma revisão integrativa. []. , 8, pp.9-17.   24--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.9-17.

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Introdução: O público adolescente possui uma das taxas mais elevadas de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de demonstrar maiores fatores de exposição em comparação ao público adulto, assim como altos índices de abandono de tratamento além da dificuldade de acesso. O aumento gradativo dos índices de IST neste público evidencia uma importante questão de saúde pública. Objetivos: Analisar como se dá a prática de educação em saúde em relação às IST junto aos estudantes do ensino médio, a partir de uma revisão da literatura. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura na modalidade revisão integrativa, em que foram utilizadas as bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados em Enfermagem (BDENF) e Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud (IBECS) com total de 24 artigos selecionados, considerando critérios de inclusão e exclusão. Resultados: A prática de educação em saúde encontra-se fragilizada. Os fatores que influenciam direta e negativamente estão ligados a ausência de ações intersetoriais e interesse das próprias instituições de ensino, assim como as respectivas equipes pedagógicas e de saúde. Conclusões: A prática de educação em saúde pode ser implementada de forma em que participem pais, professores e profissionais de saúde juntamente aos estudantes, preconizando pela intersetorialidade e integralidade das ações.

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Introduction: The adolescent public has one of the highest rates of Sexually Transmitted Infections (STI), in addition to demonstrating greater exposure factors compared to the adult public, as well as high rates of treatment abandonment in addition to the difficulty of access. The gradual increase in STI rates in this public highlights an important public health issue. Goals: To analyze how health education practices in relation to STIs occur with high school students, based on a literature review. Methods: This is a literature review research in the integrative review modality, in which the databases of Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS), Database of Nursing (BDENF) and Index were used. Bibliographic Español en Ciencias de la Salud (IBECS) with a total of 24 selected articles, considering inclusion and exclusion criteria. Results: The practice of health education is weakened. The factors that directly and negatively influence are linked to the absence of intersectoral actions and the interest of the educational institutions themselves, as well as the respective pedagogical and health teams. Conclusions: The practice of health education can be implemented in a way that parents, teachers and health professionals participate together with students, emphasizing the relevance regarding the insertion of these professionals in order to develop actions that emphasize prevention and promotion practices with an emphasis on sexuality and sexually transmitted infections (STIs).

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