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New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

FERREIRA, Óscar Ramos; BAIXINHO, Cristina Lavareda; MEDEIROS, Marcelo    FERNANDES DE OLIVEIRA, Ellen Synthia. Aprender a usar evidência no curso de licenciatura em enfermagem: Resultados de um Focus Group. []. , 8, pp.35-43.   29--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.35-43.

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Introdução: A prática baseada na evidência tem benefícios para a melhoria dos cuidados de saúde e sustentabilidade dos sistemas de saúde. Tal como outras áreas precisa de ser aprendida. Objetivo: Compreender a perspetiva dos estudantes, do curso de licenciatura em enfermagem sobre o seu envolvimento num projeto de transferência de conhecimento para a clínica Métodos: Focus Group com oito participantes. A análise qualitativa dos achados foi efetuada com recurso ao software WebQDA® e seguiu as etapas da codificação; armazenamento/recuperação e interpretação. Seguiram-se os princípios éticos inerentes à investigação. Estudo aprovado por uma Comissão de Ética. Resultados: Emergiram quatro categorias: Pertencer, Usar evidência, Melhorar Cuidados e Desenvolver competências e respetivas subcategorias. A perceção dos estudantes é que a participação em projetos de transferência de conhecimento para a clínica gera oportunidades de aprendizagem relacionadas com o uso e comunicação de evidência, facilita a integração no serviço, a participação, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de competências. Conclusões: A metodologia utilizada é motivante para o estudante que é ativo na busca de evidencia e transferência do conhecimento, e que tem oportunidade de observar melhorias na prática clínica e mudanças nos contextos.

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Introduction: Evidence-based practice has benefits for improving healthcare and sustainability of health systems. Like other areas needs to be learned. Goals To understand the perspective of undergraduate nursing students on their involvement in a knowledge transfer to clinical practice project Methods Focus group with eight participants. The qualitative analysis of the findings was performed using the webQDA® software and followed the steps of coding, storage/retrieval and interpretation. The ethical principles inherent to research were followed. Study approved by an Ethics Committee. Results Four categories emerged: Belonging, Using evidence, Improving care and Developing skills and their subcategories. The students' perception is that participation in knowledge transfer projects to the clinic generates learning opportunities related to the use and communication of evidence, facilitates integration into the service, participation, collaborative work and development of skills. Conclusions The methodology used is motivating for the student who is active in the search for evidence and transfer of knowledge, and who has the opportunity to observe improvements in clinical practice and changes in contexts.

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