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New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

VASCONCELOS, Maria Viviane Lisboa de et al. Avaliação e Ensino na pós-graduação em Ensino na Saúde, diferentes momentos de um mesmo processo: Um estudo de caso. []. , 8, pp.172-184.   15--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.172-184.

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O trabalho apresenta um estudo de caso sobre a implementação do ensino híbrido com metodologias ativas para o treinamento de habilidades no ensino da avaliação na pós- graduação em Ensino na Saúde. O objetivo da pesquisa foi analisar as concepções dos mestrandos (docentes e preceptores) do curso de pós-graduação em Ensino na Saúde sobre o treinamento de habilidades no ensino de avaliação do aluno. Trata-se de um estudo de caso único (instrumental, do tipo educacional e com abordagem mista) desenvolvido a partir de uma atividade prática oferecida para 20 pós-graduandos da disciplina de Avaliação no Ensino na Saúde. As metodologias ativas presenciais foram intercaladas com momentos de produção on-line. Como instrumentos, utilizaram-se um questionário semiestruturado, o método de avaliação do treinamento de Kirkpatrick e o diário do professor. Os dados construídos foram submetidos à técnica de análise de conteúdo e à análise estatística. Apenas 20% dos pós-graduandos referiram conhecimento prévio em métodos de avaliação. Todos consideraram a estratégia utilizada adequada e relevante para o ensino do conteúdo proposto e relataram o uso do aprendizado em seu trabalho. A pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso, demonstrou que uso de metodologias ativas permite solidificar o conteúdo almejado e aumentar a interação entre a equipe no meio acadêmico.

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The work presents a case study on the implementation of hybrid teaching with active methodologies for the training of skills in the teaching of evaluation in the postgraduate course in Health Education. postgraduate course in Health Education on skills training in the teaching of student assessment. This is a single case study (instrumental, educational type and with a mixed approach) developed from a practical activity offered to 20 graduate students in the discipline of Evaluation in Health Education. The active face-to-face methodologies were interspersed with moments of online production. As instruments, a semi-structured questionnaire, the Kirkpatrick training evaluation method and the teacher's diary were used. The constructed data were submitted to the technique of content analysis and statistical analysis. Only 20% of graduate students reported previous knowledge in assessment methods. All considered the strategy used adequate and relevant for teaching the proposed content and reported the use of learning in their work. The study demonstrated that the offer through active methodologies allows to solidify the desired content and to increase the interaction between the team in the academic environment.

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