8 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

VASCONCELOS, Maria Viviane Lisboa de et al. Avaliação e Ensino na pós-graduação em Ensino na Saúde, diferentes momentos de um mesmo processo: Um estudo de caso. []. , 8, pp.172-184.   15--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.172-184.

O trabalho apresenta um estudo de caso sobre a implementação do ensino híbrido com metodologias ativas para o treinamento de habilidades no ensino da avaliação na pós- graduação em Ensino na Saúde. O objetivo da pesquisa foi analisar as concepções dos mestrandos (docentes e preceptores) do curso de pós-graduação em Ensino na Saúde sobre o treinamento de habilidades no ensino de avaliação do aluno. Trata-se de um estudo de caso único (instrumental, do tipo educacional e com abordagem mista) desenvolvido a partir de uma atividade prática oferecida para 20 pós-graduandos da disciplina de Avaliação no Ensino na Saúde. As metodologias ativas presenciais foram intercaladas com momentos de produção on-line. Como instrumentos, utilizaram-se um questionário semiestruturado, o método de avaliação do treinamento de Kirkpatrick e o diário do professor. Os dados construídos foram submetidos à técnica de análise de conteúdo e à análise estatística. Apenas 20% dos pós-graduandos referiram conhecimento prévio em métodos de avaliação. Todos consideraram a estratégia utilizada adequada e relevante para o ensino do conteúdo proposto e relataram o uso do aprendizado em seu trabalho. A pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso, demonstrou que uso de metodologias ativas permite solidificar o conteúdo almejado e aumentar a interação entre a equipe no meio acadêmico.

: Educação na Pós-graduação em Saúde; Educação em Saúde; Avaliação em Saúde; Avaliação do Ensino; Estudo de Caso..

        · |     ·     · ( pdf )