8 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

COSTA, Milena Silva et al. Vídeos sobre Covid-19 para Pessoas com Deficiência: Contribuições da análise à luz da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia. []. , 8, pp.275-283.   20--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.275-283.

^a

Introdução: A divulgação de vídeos sobre proteção e prevenção contra a Covid-19 para pessoas com deficiência pode gerar benefícios no sentido de mitigar os casos da doença nesse público. Objetivo: Analisar vídeos divulgados pelas instituições governamentais relacionados à proteção e prevenção da Covid-19 para pessoas com deficiência, à luz da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia. Métodos: Estudo documental, qualitativo, mediante acesso aos sites oficiais das instituições governamentais brasileiras e plataforma de compartilhamentos de vídeos YouTube. Resultados: Foram produzidos 33 vídeos por essas instituições durante o primeiro ano da pandemia, cujos conteúdos apresentaram linguagem compreensível, cores nítidas e variadas, desprovidas de figuras ou animações. O intérprete de Libras se fez presente em 29 vídeos e em um vídeo houve audiodescrição das imagens. Em 25 vídeos havia legenda em português. Os princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) se fizeram presentes. Os conteúdos eram sobre medidas protetivas da Covid-19, por meio de criação de programas, projetos e serviços que beneficiaram pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social e econômica, mobilidade no trânsito e projetos para inserção e manutenção delas no mercado de trabalho. Os vídeos abordaram

medidas preventivas à Covid-19, como a lavagem das mãos, etiqueta respiratória, uso da máscara, higienização dos equipamentos de apoio, recomendações para os cuidadores/familiares e os serviços disponíveis para suporte. Conclusões: Os princípios da TCAM contribuíram de forma satisfatória nos materiais visuais publicados acerca da Covid-19 para as pessoas com deficiência, porém, esta modalidade de comunicação necessita de um maior alcance ao público interessado.

^lpt^a

Introduction: The dissemination of videos based on protection and prevention against Covid-19 for people with disabilities can generate benefits in the sense of mitigating cases of the disease in this public. Objective: Analyze videos released by government institutions related to the protection and prevention of Covid-19 in people with disabilities, under Cognitive Theory of Multimedia Learning perspective. Methods: Documentary study, through access to the official websites of Brazilian government institutions and YouTube video sharing platform. Results: It were produced 33 videos by government institutions during the first year of the pandemic. They had understandable language, good quality visuals effects, clear and varied colors, with no virtual figures or animations. The Libras interpreter was present in 29 videos and a video presented audio description of the images. In 25 videos there was subtitles in Portuguese. The principles of Cognitive Theory of Multimedia Learning were present. The contents were about the protective measures of Covid-19, through the creation of programs, projects and services that benefited people with disabilities in situations of social and economic vulnerability, mobility in traffic and projects for their insertion and maintenance in the labor market. . The videos also covered the preventive measures for Covid-19, such as hand washing, respiratory label, wearing a mask, cleaning support equipment, recommendations for caregivers / family members and the services available for support. Conclusions: The TCAM principles have contributed satisfactorily to the visual materials published about Covid-19 for people with disabilities, however, this type of communication requires greater reach to the interested public.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )