8 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

AMORIM, Sabrina Alaide et al. Percepções de Adolescentes Escolares sobre Saúde e Meio Ambiente para Práticas Sustentáveis e Promotoras de Saúde. []. , 8, pp.323-331.   21--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.323-331.

^a

Conhecer a percepção de adolescentes sobre a relação saúde e meio ambiente para práticas sustentáveis e promotoras de saúde. Método: Estudo qualitativo, conduzido de acordo com COREQ. Os dados foram coletados no mês de maio de 2020, por meio de uma entrevista semiestrutura, com a participação de 13 adolescentes de uma escola de ensino Fundamental II inserida no território do Geopark Araripe, de um município localizado na Microrregião do Cariri, Nordeste, Ceará, Brasil. Os dados foram analisados segundo a técnica análise de conteúdo. Resultados: Os depoimentos revelam que para os adolescentes a relação saúde e meio ambiente é permeada por temáticas como poluição, desmatamento e mudanças climáticas, implicando o distanciamento quanto à conceituação ampliada de saúde. Conclusão: O estudo aponta que a relação saúde e meio ambiente dever ser pautada por temas transversais e pluraristas, de modo a reconhecer o ambiente como espaço vivo.

^lpt^a

To know the adolescents' perception about the health and environment relationship for sustainable and health-promoting practices. Methods: Qualitative study, conducted according to COREQ. Data were collected in May 2020, through a semi-structured interview, with the participation of 13 adolescents from an elementary school in a municipality located in the Microregion of Cariri, Northeast, Ceará, Brazil. The data were analyzed according to the content analysis technique. Results: The testimonies reveal that for adolescents, the relationship between health and the environment is permeated by themes such as pollution, deforestation and climate change, implying a detachment regarding the expanded concept of health. Conclusion: The study points out that the relationship between health and the environment must be guided by transversal and pluralistic themes, in order to recognize the environment as a living space.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )