8 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

SANTOS, Jaqueline Silva; HILARIO, Jeniffer Stephanie Marques; ANDRADE, Raquel Dully    MELLO, Débora Falleiros de. Construção de domínios do Event History Calendar: Elementos metodológicos da Teoria Fundamentada nos Dados construtivista. []. , 8, pp.453-459.   22--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.453-459.

^a

Introdução: O Event History Calendar (EHC) é uma ferramenta de cuidado à saúde, estruturada em linhas e colunas. As colunas refletem os domínios dessa ferramenta e podem ser traduzidas em atividades, comportamentos e/ou eventos de vida do sujeito. Objetivo: Apresentar elementos metodológicos envolvidos no processo de construção dos domínios da ferramenta EHC para mães adolescentes. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em um município brasileiro de médio porte, com 11 mães adolescentes que tinham crianças menores de dois anos de idade. O processo de coleta dos dados e a construção dos domínios da ferramenta EHC foi pautado em elementos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) vertente construtivista. Na coleta de dados, foi utilizada a técnica do snowball associada à amostragem teórica. Foram construídas seis cadeias de referência e três grupos amostrais de mães adolescentes. Nesse processo analítico foram utilizadas a codificação inicial linha a linha, a codificação focalizada, o método comparativo constante, a redação de memorandos, a elaboração de diagramas e a amostragem teórica. Foram construídas cinco categorias centrais e vinte subcategorias. Resultados: Na elaboração da proposta de ferramenta, os domínios do EHC foram construídos por meio da análise das falas das mães adolescentes que apontaram aspectos sobre o cuidado de si e o cuidado da criança, bem como os fatores envolvidos nos processos de cuidado, com destaque para a rede de apoio, as vulnerabilidades, as situações e emoções vivenciadas. Conclusões: Elementos metodológicos da TFD construtivista forneceram alicerces para a construção dos domínios da ferramenta EHC para mães adolescentes.

^lpt^a

Introduction: Event History Calendar (EHC) is a healthcare tool, arranged in rows and columns; the latter reflect the domains of this tool and can be translated into activities, behaviors, and/or events in peoples’ lives. Goal: To present methodological elements involved in the process of building EHC domains for adolescent mothers. Methods: This is a qualitative study conducted in a medium-sized Brazilian municipality with eleven adolescent mothers of children under two years of age. Data collection and EHC domain building were based on elements of the constructivist Grounded Theory (GT). Data collection used the snowball technique associated with theoretical sampling. Six reference chains and three sample groups of adolescent mothers were constructed. This analytical process used initial line-by-line coding, focused coding, constant comparison, memo writing, diagram making, and theoretical sampling. Five core categories and 20 subcategories were built. Results: When designing the tool proposal, we built the EHC domains by analyzing the adolescent mothers’ speeches that revealed aspects about the care of the self and the care of the child, as well as factors involved in the care processes, especially support network, vulnerabilities, experienced situations and emotions. Conclusion: Methodological elements of constructivist GT provided a foundation to build EHC domains for adolescent mothers.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )