8 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

ALMEIDA, Fabiane de Amorim    LOURO, Caroline Ribeiro. A influência da arte do palhaço na formação acadêmica do profissional de saúde. []. , 8, pp.469-477.   22--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.469-477.

^a

Introdução: Profissionais de saúde estão em contato constante com pessoas e a maneira como se relacionam com elas delineia-se a partir da sua formação acadêmica. Um ensino fundamentado nos princípios da humanização e na empatia pode influenciar significativamente nos relacionamentos interpessoais construídos pelo graduando no futuro. Para algumas instituições de ensino, o uso da linguagem do palhaço é uma forma de proporcionar ao estudante da área da saúde o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, muitas vezes subestimadas na educação tradicional em saúde. Objetivo: Compreender o significado da vivência dos profissionais de saúde ao participar de um projeto de extensão sobre a arte do palhaço enquanto graduando. Métodos: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com 19 profissionais de saúde que participaram do projeto de extensão denominado “Narizes de Plantão” durante a graduação. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em vídeo, sendo analisados a partir da Análise Qualitativa do Conteúdo, utilizando-se o Interacionismo Simbólico como referencial teórico. Resultados: Ao relatarem a vivência da arte do palhaço, os participantes expressaram o impacto positivo, transformador e auto terapêutico do projeto durante a graduação, incluindo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em suas vidas acadêmicas. Conclusão: A arte do palhaço mostrou-se uma poderosa ferramenta transformacional e educacional, auxiliando na formação de profissionais de saúde mais empáticos e humanizados. A investigação qualitativa, dada a sua natureza, possibilitou explorar esta realidade em suas diferentes nuances.

^lpt^a

Introduction: Health professionals are in constant contact with people and the way they relate to them is outlined from their academic background. Teaching based on the principles of humanization and empathy can significantly influence the interpersonal relationships built by the student in the future. For some educational institutions, the use of clown language is a way to provide health students with the development of socio-emotional skills, often underestimated in traditional health education. Objective: To understand the meaning of the experience of health professionals when participating in an extension project on the art of the clown while graduating. Methods: Descriptive study, with a qualitative approach, carried out with 19 health professionals who participated in the extension project called “Nose on Duty” during graduation. The data were collected through semi-structured interviews recorded on video, being analyzed from the Qualitative Content Analysis, using Symbolic Interactionism as a theoretical framework. Results: When reporting the experience of the clown's art, the participants expressed the positive, transformative and self-therapeutic impact of the project, during graduation, including the development of socio-emotional skills in their academic lives. Conclusion: The art of the clown proved to be a powerful transformational and educational tool, helping to train more empathetic and humanized health professionals. Qualitative research, given its nature, made it possible to explore this reality in its different nuances.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )