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New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

ALMEIDA, Fabiane de Amorim    VIEIRA, Mahyra Medeiros. Propondo uma ferramenta tecnológica para comunicação entre enfermeiro e paciente em oncologia. []. , 8, pp.478-486.   22--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.478-486.

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Introdução: A presença do enfermeiro navegador nos cenários de cuidado aos pacientes em oncologia tem se tornado uma tendência no Brasil e no mundo, com destaque para o câncer colorretal. Uma das principais estratégias de abordagem utilizadas por estes profissionais é a comunicação, que tem sido facilitada com o uso da tecnologia. Objetivos: Compreender as expectativas dos pacientes com tumores colorretais acerca da construção de uma ferramenta tecnológica que facilite a comunicação com o enfermeiro navegador e o acesso à informação; propor a elaboração de uma ferramenta de comunicação e divulgação de conhecimento alinhadas às necessidades dos participantes da pesquisa. Método: Estudo descritivo, qualitativo, realizado com pacientes em tratamento para câncer colorretal no Centro de Oncologia de um hospital particular, de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados por meio de pesquisa em prontuário e entrevistas semiestruturadas, utilizando-se a Análise Qualitativa do Conteúdo como referencial metodológico. Resultados: Sugestões foram propostas pelos pacientes, para a inserção de ferramentas tecnológicas que atendam melhor às suas necessidades, como o Whatsapp Business, para viabilizar a comunicação com os enfermeiros navegadores. Foi criada, também, uma página de Instagram, para disponibilizar conteúdo científico e material educacional sobre o câncer colorretal, denominada Colorretal_News. Conclusão: A tecnologia é percebida pelos pacientes como uma estratégia facilitadora da comunicação com os profissionais de saúde, além de fonte de conhecimento sobre a doença. Acredita-se que a implementação das propostas de intervenção tecnológica do presente estudo no serviço de oncologia otimize a comunicação entre pacientes e enfermeiros navegadores e a disponibilização de informações atualizadas e confiáveis sobre as questões relacionadas aos tumores colorretais.

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Introduction: The presence of the navigator nurse in the oncology patient care scenarios has become a trend in Brazil and in the world, with an emphasis on colorectal cancer. One of the main approach strategies used by these professionals is communication, which has been facilitated with the use of technology. Objectives: To understand the expectations of patients with colorectal tumors regarding the construction of a technological tool that facilitates communication with the nurse navigator and access to information; propose the development of a communication and knowledge dissemination tool in line with the needs of research participants. Method: Descriptive, qualitative study conducted with patients undergoing treatment for colorectal cancer at the Oncology Center of a private hospital, in São Paulo, Brazil. Data were collected through medical record research and semi-structured interviews, using Qualitative Content Analysis as a methodological framework. Results: Suggestions were proposed by patients, for the insertion of technological tools that better meet their needs, such as Whatsapp Business, to enable communication with nurse navigators. An Instagram page was also created to provide scientific content and educational material on colorectal cancer, called Colorretal_News. Conclusion: Technology is perceived by patients as a strategy to facilitate communication with health professionals, as well as a source of knowledge about the disease. It is believed that the implementation of the technological intervention proposals of the present study in the oncology service optimizes communication between patients and nurse navigators and the provision of updated and reliable information on issues related to colorectal tumors.

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