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New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

CARNUT, Leonardo et al. Análise de conteúdo frequencial lexical: O quantitativo delimitando o qualitativo na comparação dos discursos sobre o fluxo assistencial para o câncer bucal. []. , 8, pp.715-726.   25--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.715-726.

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Em alguns processos gerenciais a análise de conteúdo dos discursos dos sujeitos pode ajudar a compreender a subjetividade envolvida na gestão dos serviços de saúde como no caso dos fluxos assistenciais. Objetivo: Assim, o objetivo deste estudo foi discutir sobre o uso da análise de conteúdo frequencial lexical para analisar comparativamente a compreensão de um fluxo assistencial para a referência de usuários com câncer bucal. Método: O estudo se localizou no município de Arcoverde, Pernambuco, Brasil. Este é um município de médio porte e contém uma rede de serviços públicos de saúde bucal composta por 19 equipes de cirurgiões-dentistas (CDs) e auxiliares que encaminham pacientes com suspeitas de câncer bucal. Realizou-se entrevista semiestruturada com quatro sujeitos (dois CDs e dois gerentes) para identificar a ‘racionalidade’ (gerencial ou clínica) mais frequente no discurso de ambos sobre o fluxo com intuito de comparação. Para fins analíticos foi usada a análise de conteúdo de Bauer, do tipo frequencial e cuja unidade textual de análise foi o léxico dos discursos dos quatro sujeitos entrevistados sobre o fluxo assistencial. Resultados: A categoria ‘Fluxo Assistencial’ para os CDs foi maior (50%) do que nos Gerentes (47,1%). Os gerentes dominaram mais o conteúdo sobre Atenção Básica do que os CDs clínicos o que pode ser visto na comparação CDs (6,1%) e Gerentes (29,4%). Conclusões: Gerentes e CDs compreendem a referência dos usuários, porém os CDs não estão totalmente seguros dos casos. Os gerentes demonstram uma maior segurança quanto os seus discursos, porém demonstraram resquícios do modelo biomédico. A análise de conteúdo frequencial lexical destes discursos permitiu essa comparação com maior precisão.

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In some management processes, the content analysis of the subjects' speeches can help to understand the subjectivity involved in the management of health services as in the case of pathways. Objective: Thus, the objective of this study was to discuss the use of lexical frequency content analysis to comparatively analyze the understanding of a care flow for referral of users with oral cancer. Method: The study was located at municipality of Arcoverde, Pernambuco, Brazil. This is a medium-sized town and contains a network of public oral health services made up of 19 teams of dentists and assistants who refer patients with suspected oral cancer. A semi-structured interview was carried out with four subjects (two DCs and two managers) to identify the 'rationality' (managerial or clinical) most frequent in the discourse of both about the flow with a lot of comparison. Bauer's content, of the frequency type and whose textual unit of analysis was the lexicon of the speeches of the four subjects interviewed about the care flow (pathway). Results: The ‘Pathway’ category for DCs was higher (50%) than for Managers (47.1%). Managers dominate the content on Primary Care more than clinical CDs, which can be seen in the comparison between dentists (6.1%) and Managers (29.4%). Conclusions: Managers and dentists understand the users' reference, but the CDs are not entirely sure of the cases. Managers are more confident about their speeches, but they are remnants of the biomedical model. The analysis of the lexical frequency content of these speeches allowed this comparison with greater precision.

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