8 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

ROBERTO, Sandra et al. Investigação qualitativa psicanaliticamente informada: Contributos teórico-metodológicos. []. , 8, pp.770-777.   30--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.770-777.

O presente artigo propõe uma reflexão teórico-metodológica sobre a investigação qualitativa psicanaliticamente informada. Pretende-se descrever a conceptualização de um dispositivo metodológico que recorre à ontologia e epistemologia psicanalítica, isto é, que parte de uma concepção de sujeito de investigação não “transparente”, no sentido de não se dar a conhecer diretamente a si mesmo e aos outros. É, por isso, necessário promover meios (dispositivos) que facilitem o acesso ao sujeito, permitindo captar as dimensões explícitas de significação, mas também as dimensões pré-conscientes e inconscientes. Tendo por base estes princípios, foi desenvolvido um estudo conceptual sobre a contratransferência em psicanalistas utilizando as entrevistas de livre associação (FANI) como instrumento. O referido estudo é usado no artigo para explicitar a problematização teórico-metodológica do uso deste tipo de investigação qualitativa. A análise das entrevistas realizada pelo grupo de investigação no estudo conceptual serve de exemplo para explicitar as particularidades do dispositivo utilizado. Este dispositivo tem por base a dinâmica criada no grupo de investigação e a forma como emergem as linhas interpretativas das dimensões subjetivas inconscientes do entrevistado relativamente aos temas em estudo. Partindo de uma teorização sobre o trabalho do pensamento, destacamos três processos que permitem sustentar o procedimento adotado para a análise das entrevistas: capacidade negativa, trabalho de sonho alfa e facto selecionado.

: Investigação Psicanalítica; Entrevistas de Livre Associação (FANI); Capacidade Negativa; Trabalho de Sonho Alfa; Facto Selecionado..

        · |     ·     · ( pdf )