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New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

COSTA, Jeannette Barros Ribeiro; AUSTRILINO, Lenilda    MEDEIROS, Mércia Lamenha. Construção do conhecimento entre preceptores da Residência Médica em Pediatria. []. , 8, pp.871-879.   09--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.871-879.

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A Residência Médica é uma forma de treinamento sob orientação de preceptoria, visa formar profissionais tecnicamente qualificados, com elevado padrão ético e humanista. Os programas de residencia médica estão em processo de reestruturação, visam principalmente, inserir os residentes em diversos cenários de saúde e redes de cuidado. Este trabalho de natureza qualitativa tem como objetivo relatar os desdobramentos resultante do planejamento estratégico, elaborado como produto de uma pesquisa que identificou a necessidade de um programa de educação permanente para os preceptores da Residência Médica de um hospital universitário público do nordeste brasileiro. A oficina visou responder a questão: quais as habilidades e competências a serem desenvolvidas no programa de Residência Médica em pediatria, que favorecem a aquisição de autonomia progressiva para o médico residente atingir a formação profissional? Seguindo as etapas da estratégia de ensino “preceptoria minuto”, as informações produzidas sobre as habilidades e competências, mencionadas pelos preceptores foram tratadas a partir da análise de conteúdo e sistematizadas por ano de residência. Em conclusão, os preceptores concordaram com a proposta advinda do planejamento participativo, visando a realização de um programa de educação permanente, que se iniciou com a oficina voltada ao uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Os preceptores mencionaram que a oficina proporcionou meios para a mudança na prática pedagógica, se comprometeram com o uso de metodologias ativas, avaliaram que ao vivenciarem o exercício da elaboração coletiva das habilidades e competências a serem desenvolvidas nos residentes, criaram condições de melhoria do processo de formação do médico pediatra e maior integração entre ensino e serviço.

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The Medical Residency is a form of training under the guidance of preceptors, it aims to train technically qualified professionals, with a high ethical and humanistic standard. The medical residency programs are in the process of restructuring, aiming mainly at inserting residents in different health scenarios and care networks. This qualitative study aims to report the developments resulting from the strategic planning developed as a product of research that identified the need for a permanent education program for the preceptors of the medical residency of a public university hospital in northeastern Brazil. The workshop aimed to answer the question: what are the skills and competences to be developed in the pediatric medical residency program, which favor the acquisition of progressive autonomy for the resident physician to achieve professional training? Following the steps of the minute preceptorship teaching strategy, the information produced on the skills and competences mentioned by the preceptors were treated, based on content analysis, and systematized by year of residence. In conclusion, the preceptors agreed with the proposal arising from the participatory planning aiming at the realization of a permanent education program that started with the workshop focused on the use of active methodologies. The preceptors mentioned that the workshop provided means for changing pedagogical practice, committed themselves to the use of active methodologies, evaluated that when they experienced the exercise of the collective elaboration of the skills and competences to be developed in the residents, they created conditions for the improvement of the teaching process. training of pediatric doctors and greater integration between teaching and service.

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