9 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

MORESI, Eduardo Amadeu Dutra    PINHO, Isabel. Como identificar os tópicos emergentes de um tema de investigação?. []. , 9, pp.46-55.   14--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.9.2021.46-55.

^a

As palavras necessárias para criar uma análise de coocorrência podem ser coletadas dos títulos dos artigos, dos resumos e das palavras-chave do autor. Essas diferentes abordagens permitem identificar subáreas em cada campo e estudar suas características e tendências, retratar o perfil de pesquisa global, encontrar tópicos importantes, tendências disruptivas, procurar relacionamentos cooperativos e interpretar padrões de colaboração entre os autores. Este trabalho tem o objetivo de apresentar duas abordagens para a interpretação dos resultados de uma pesquisa bibliográfica. A primeira abordagem visa identificar o grau de evolução das publicações sobre um determinado tema usando a curva logística. A segunda visa identificar os tópicos emergentes a partir da análise de coocorrência de palavras-chave. Para exemplificar as duas abordagens, foi realizada uma pesquisa na base Scopus sobre o tema avaliação de aprendizagem. A análise da evolução das publicações revelou que o tema ainda está em crescimento e deverá alcançar a saturação por volta do ano 2040. A identificação dos tópicos emergentes indicou 20 palavras-chave que foram indexadas em 2021. Conclui-se que as abordagens são relevantes para analisar a evolução de um tema e indicar oportunidades para explorar tópicos emergentes.

^lpt^a

The words needed to create a co-occurrence analysis can be collected from the author's article titles, abstracts and keywords. These different approaches allow identifying sub-areas in each field and studying their characteristics and trends, portraying the global research profile, finding important topics, disruptive trends, looking for cooperative relationships and interpreting patterns of collaboration between the authors. This work has the objective of presenting two approaches for the interpretation of the results of a bibliographic research. The first approach aims to identify the degree of evolution of publications on a given topic using the logistic curve. The second aims to identify emerging topics from the analysis of keyword co-occurrence. To exemplify the two approaches, a survey was carried out on the Scopus database on the subject of learning assessment. The analysis of the evolution of publications revealed that the topic is still growing and is expected to reach saturation around 2040. The identification of emerging topics indicated 20 keywords that were indexed in 2021. It is concluded that the approaches are relevant to analyze the evolution of a theme and to indicate opportunities to explore emerging topics.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )