9 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

MAGALHAES, Laura et al. Perceção de experiências marcantes do confinamento em famílias portuguesas e brasileiras: Um estudo qualitativo. []. , 9, pp.172-180.   21--2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.9.2021.172-180.

A atual situação pandémica da COVID-19 impôs condições de confinamento que alteraram as rotinas das famílias, suscitando ajustes das práticas parentais. Neste contexto de ajustamento entre tensão e apoio, o presente estudo teve por objetivo analisar a perceção de experiências marcantes do confinamento de famílias em Portugal e no Brasil. Como parte de uma pesquisa mais ampla, foi aplicado um questionário online, com questões de caracterização sociodemográfica e uma pergunta aberta focando os acontecimentos marcantes da vida em família no período do confinamento. Foram analisadas as respostas de 280 pais e mães em Portugal e 94 no Brasil recorrendo ao modelo da teoria fundamentada nos dados. Na codificação das respostas prosseguiu-se sistematicamente de uma análise inicial aberta para a categorização de eixos temáticos. Múltiplos passos foram seguidos para a validação do estudo, com auxílio do software QSR N’Vivo, versão 12 para Mac. Verificou-se nos dois países, mesmo considerando as diferenças no tempo de confinamento e as diferenças culturais, que a vivência do confinamento trouxe ganhos e dificuldades para as famílias. As dificuldades referem-se às mudanças na organização familiar e efeitos na saúde física e mental. No tocante aos ganhos, o confinamento trouxe novos significados às dinâmicas familiares, salientando-se a melhoria no relacionamento com os filhos e entre o casal. Foram reportadas ainda repercussões positivas na vida pessoal. Os resultados indicam que os aspectos marcantes no enfrentamento dos desafios causados pelo confinamento sugerem a necessidade de apoio à parentalidade e promoção de resiliência familiar e parental.

: Família; Parentalidade; Resiliência; Confinamento; Covid-19..

        · |     ·     · ( pdf )