12 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

OLIVEIRA, Paulo de Tarso; VIDAL, Maria Eunice Barbosa; TEIXEIRA, Bruna Maria Ribeiro    MENEZES, Thaís dos Santos. Em Busca da Interdisciplinaridade nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação: Um Estudo Regional. []. , 12, e602.   25--2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e602.

^a

A questão básica ocorre num contexto de como a necessidade de uma vivência interdisciplinar - expectativa cada vez mais forte para o mundo universitário - é concebida e proposta nos projetos pedagógicos de ensino superior de graduação. A escolha se justifica pela necessidade de compreensão dessa demanda como desafio e enfrentamento pelas instituições universitárias. Tem como objetivo ampliar a compreensão do percurso institucional da interdisciplinaridade nas Diretrizes Curriculares até a sua concretude nas práticas acadêmicas. Busca descrever e interpretar aspectos das concepções de interdisciplinaridade e das proposituras para sua implementação, contidas em projetos pedagógicos dos cursos superiores de graduação. A metodologia envolveu a construção de um referencial teórico constituído de revisões bibliográficas, contendo o pensamento de autores mais dedicados a esses estudos, mais especificamente a relação interdisciplinaridade-educação superior. Os dados empíricos foram coletados em 142 Projetos Pedagógicos de cursos superiores, disponíveis em sites de instituições universitárias situadas numa região delimitada, constituída por parte do Estado de São Paulo (Nordeste Paulista) e parte do Estado de Minas Gerais (Triângulo Mineiro), no Brasil. Os dados coletados foram distribuídos e apresentados por regiões geográficas; área de conhecimento (Humanidades, Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Biológicas e da Saúde); e tipos de graduação (Bacharelado, Licenciatura, Formação de Tecnólogos). Os resultados foram considerados em duas categorias de análise: (i) concepções de interdisciplinaridade: observando-se, na narrativa de interdisciplinaridade, um hiato entre a ideia do interdisciplinar e sua prática efetiva; (ii) protagonismo pessoal e institucional para a implementação da interdisciplinaridade: observando-se poucas previsões claras e objetivas quanto ao papel de pessoas e instituição para incrementar a interdisciplinaridade nos cursos. Em conclusão, pode-se afirmar que, no âmbito restrito dos dados, é patente e geral a intenção de promover a interdisciplinaridade nos cursos, mas ainda há pouca compreensão quanto a estratégias e envolvimento para torná-la realidade.

^lpt^a

The basic question occurs in the context of how the need for an interdisciplinary experience - an increasingly strong expectation for the university world - is conceived and proposed in the pedagogical projects of undergraduate higher education. The choice is justified by the need to understand this demand as a challenge and confrontation by university institutions. It aims to broaden the understanding of the institutional path of interdisciplinarity in the Curricular Guidelines until its concreteness in academic practices. It seeks to describe and interpret aspects of the concepts of interdisciplinarity and the proposals for its implementation, contained in pedagogical projects of undergraduate courses. The methodology involved the construction of a theoretical framework consisting of bibliographic reviews, containing the thoughts of authors more dedicated to these studies, more specifically the interdisciplinarity-higher education relationship. Empirical data were collected in 142 Pedagogical Projects of higher education courses, available on websites of university institutions located in a delimited region, consisting of part of the State of São Paulo (Northeast Paulista) and part of the State of Minas Gerais (Triângulo Mineiro), in Brazil. . The collected data were distributed and presented by geographic regions; knowledge area (Humanities, Exact and Technological Sciences, Biological and Health Sciences); and types of graduation (Bachelor's, Licentiate, Technologists Formation). The results were considered in two categories of analysis: (i) conceptions of interdisciplinarity: observing, in the interdisciplinarity narrative, a gap between the idea of the interdisciplinary and its effective practice; (ii) personal and institutional protagonism for the implementation of interdisciplinarity: few clear and objective predictions were observed regarding the role of people and institutions to increase interdisciplinarity in the courses. In conclusion, it can be said that, within the restricted scope of the data, the intention to promote interdisciplinarity in the courses is patent and general, but there is still little understanding of strategies and involvement to make it a reality.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )