12 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

CARNUT., Leonardo; REGIS., Cristiano Gil; GUERRA., Lucia Dias da Silva    MENDES., Áquilas. Caminhos para uma revisão sistemática crítica na literatura marxista: A relação ‘marxismo cultural’ e educação superior. []. , 12, e604.   25--2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e604.

^a

O “marxismo cultural” tem sido usado como justificativa para o ataque ao pensamento social crítico em todo o mundo. O ensino superior, como local de produção do conhecimento, não tem ficado de fora deste ataque e vem sendo alvo nos últimos anos no Brasil com maior força desde o início do governo Bolsonaro. Assim, este artigo visa apresentar uma proposta de Revisão Sistemática Crítica sobre a relação entre o ‘marxismo cultural’ e o ensino superior. Trata-se de uma revisão sistemática crítica da literatura sobre o tema presente em periódicos marxistas. Optamos pelo método de revisão sistemática, adaptando suas etapas à área do conhecimento científico marxista. Foram identificadas 32 revistas científicas reconhecidamente marxistas. Os “termos livres primários” para elaborar uma estratégia de busca foram ‘ensino superior’, ‘marxismo cultural’ e ‘guerra cultural’ e os “termos livres secundários” usados foram ‘Escola de Frankfurt, ‘bolchevismo’ e ‘conservadorismo’. Como resultado, obtiveram-se 563 publicações. Após a utilização do fluxograma PRISMA, 35 artigos foram incluídos para revisão. A análise dos dados extraídos dos 35 artigos incluídos será realizada por meio da Análise Crítica de Conteúdo e a interpretação será feita pelo método do materialismo histórico dialético. Nesta adaptação foi preciso considerar aos diferentes sistemas internos de busca de cada revista e suas limitações. Uma hipótese é que essas dificuldades possam ser decorrentes do interesse de que o conhecimento marxista esteja fora do debate, e, uma forma de fazer isso, é dificultar sua recuperação na internet. Pensamos que o caminho de busca apresentado neste artigo possa ajudar outros pesquisadores interessados no debate marxista a encontrar periódicos e utilizar uma forma sistemática para facilitar a reprodutibilidade do caminho a ser seguido.

^lpt^a

“Cultural Marxism” has been used as a justification for the attack on critical social thought around the world. Higher education, as a place of knowledge production, has not been left out of this attack and has been targeted in recent years in Brazil with greater force since the beginning of the Bolsonaro government. Thus, this article aims to present a proposal for a Critical Systematic Review on the relationship between 'cultural Marxism' and higher education. This is a systematic critical review of the literature on the topic present in Marxist journals. We opted for the systematic review method, adapting its steps to the area of Marxist scientific knowledge. Thirty-two recognizably Marxist scientific journals were identified. The "primary free terms" used to create a search strategy were 'higher education', 'cultural Marxism' and 'culture warfare' and the "secondary free terms" used were 'Frankfurt School, 'Bolshevism' and 'conservatism'. As a result, 563 publications were obtained. After using the PRISMA flowchart, 35 articles were included for review. The analysis of the data extracted from the 35 articles included will be carried out through Critical Content Analysis and the interpretation will be made by the method of dialectical historical materialism. In this adaptation, it was necessary to consider the different internal search systems of each journal and their limitations. One hypothesis is that these difficulties may be due to the interest that Marxist knowledge is out of the debate, and one way to do this is to make it difficult to retrieve it on the internet. We think that the search path presented in this article can help other researchers interested in the Marxist debate to find journals and use a systematic way to facilitate the reproducibility of the path to be followed.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )