12 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

SILVA, Cristiane; MELO, Roberto    GUERRA, Cecília. Desafios e perspectivas da formação docente nos Institutos Federais de Educação no Brasil segundo referenciais da produção acadêmica. []. , 12, e632.   25--2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e632.

^a

Este trabalho versa sobre as contribuições da produção acadêmica, especialmente de estudos de mestrado e doutorado de programas de pós-graduação em educação no Brasil, que tratam da formação de professores de cursos superiores de licenciatura dos Institutos Federais de Educação. Objetivou-se identificar na literatura que desafios e perspectivas são evidenciados na oferta de cursos de licenciatura nos Institutos Federais, especialmente no que tange à formação dos docentes que atuam nesses cursos. Considerando a expansão da oferta de cursos de licenciatura nos Institutos Federais a partir de 2008, esta revisão pode evidenciar um mapeamento dos trabalhos já iniciado sobre a temática, assim como podem apontar algumas lacunas a serem mais exploradas em futuros trabalhos. A pesquisa proposta está baseada numa abordagem qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica, sendo uma revisão da literatura, tendo como fonte de consulta os resumos de dissertações e teses disponíveis no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Essa escolha permitiu optar por uma perspectiva mais interpretativa dos dados. A partir do estudo, verificou-se uma produção acadêmica ainda incipiente sobre a temática. À guisa de conclusão, verifica-se a necessidade de maior investimento em pesquisas que evidencie a análise da oferta dos cursos de licenciatura nos Institutos Federais, se há ações de formação continuada para os professores que atuam nos nesses Institutos, como a alta titulação do quadro docente tem impacto sobre a oferta qualificada dos cursos de licenciatura, como se constitui a identidade dos docentes formadores e dos docentes em formação nos Institutos, entre outras questões.

^lpt^a

This paper discusses the contributions of academic production, especially of master's and doctoral studies from graduate programs in education in Brazil that deal with teacher training in undergraduate courses at the Federal Institutes of Education. We aimed to identify in the literature what challenges and perspectives are evidenced in the supply of undergraduate courses in the Federal Institutes, especially with regard to the training of teachers who work in these courses. Considering the expansion of undergraduate courses in the Federal Institutes since 2008, this review can show a mapping of the work already started on the theme, as well as point out some gaps to be further explored in future work. The proposed research is based on a qualitative approach, based on bibliographic research, being a literature review, using as a reference source the abstracts of dissertations and theses available in the catalog of theses and dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES. This choice allowed us to opt for a more interpretative perspective of the data. Based on the study, we verified that the academic production on the theme is still incipient. By way of conclusion, there is a need for greater investment in research that shows the analysis of the supply of degree courses in the Federal Institutes, if there are continuing education actions for teachers who work in these Institutes, how the high titration of the teaching staff has an impact on the qualified supply of degree courses, how the identity of teacher educators and teachers in training in the Institutes is constituted, among other issues.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )