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New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

NONATO, Ana Carolina; PIO, Danielle Abdel Massih    VERNASQUE, Juliana Ribeiro da Silva. A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados. []. , 12, e635.   25--2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e635.

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Introdução A formação médica com enfoque nas características biopsicossociais da saúde do indivíduo é uma conquista recente e ainda não heterogênea. Considerando o papel fundamental do professor na formação do estudante de medicina, nasce a necessidade de um estudo que responda: “como é a experiência dos professores do curso de medicina da instituição em relação à abordagem do conceito de necessidades de saúde e quais fatores influenciam positivamente ou negativamente este processo?”. Objetivos: Esta pesquisa busca compreender a experiência dos professores do curso de Medicina da FAMEMA quanto à abordagem do conceito de Necessidades de Saúde na operacionalização do currículo integrado e orientado por competência. Métodos: A pesquisa tem abordagem em vertente qualitativa, orientada pelo referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Entrevistas semidirigidas foram conduzidas remotamente, com um roteiro de entrevista. Os procedimentos de microanálise e de codificação aberta já foram realizados, estando a pesquisa na codificação axial. Resultados: Foram realizadas 17 entrevistas. Emergiram, até o momento, 7 elementos. Estas análises trouxeram a necessidade de avaliar os documentos institucionais, especialmente o projeto pedagógico do curso e dos denominados cadernos de série. Foram elencados os problemas identificados pelos professores, dados que servirão como subsídio para a elaboração de estratégias de educação permanente a fim de melhor preparar os professores para essa abordagem. Conclusões: Considerando o objetivo do trabalho e a pergunta de pesquisa, a utilização da TFD possibilitou a organização da amostragem de modo a contemplar a diversidade de atores e atuações dentro do curso de medicina, possibilitando espaço de fala para professores de todas as séries, unidades educacionais e grupos gestores e de construção. Além disso, a análise preliminar demonstrou a necessidade de complementar a investigação com a análise qualitativa dos documentos institucionais sobre o curso, possibilitando diálogo e paralelos entre estes e os dados emergentes das entrevistas.

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Introduction: Medical training focusing on the biopsychosocial characteristics of the individual's health is a recent and not yet heterogeneous achievement. By consideanding the fundamental role of the teacher in the formation of the medical student, we highlight the need for a study that answers: "how is the experience of the professors of the medical course of the institution in relation to the approach of the concept of health needs and what factors positively or negatively influence this process?" Objectives: This research seeks to understand the experience of professors of the MEDICINE course at FAMEMA regarding the approach of the concept of Health Needs in the operationalization of the integrated and competency-oriented curriculum. Methods: The research has a qualitative approach, guided by the methodological framework of Grounded Theory (PDT). Semi-directed entrevistas were conducted remotely, with an interview script. The microanalysis and open coding procedures have already been performed, and the research is in axial coding. Results: 17 interviews were conducted. So far, 7 elements have emerged. These analyses brought the need to evaluate the institutional documents, especially the pedagogical project of the course and the so-called serial notebooks. The problems identified by teachers are listed, data that will serve as a support for the development of permanent education strategies in order to better prepare teachers for this approach. Conclusions: Considering the objective of the work and the research question, the use of TFD made it possible to organize the sampling in order to contemplate the diversity of actors and performances within the medical course, enabling speech space for teachers of all grades, educational units and management and construction groups. In addition, the preliminary analysis demonstrated the need to complement the research with the qualitative analysis of institutional documents about the course, enabling dialogue and parallels between them and the data emerging from the interviews.

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