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New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

NONATO, Ana Carolina; PIO, Danielle Abdel Massih    VERNASQUE, Juliana Ribeiro da Silva. A experiência com a abordagem de necessidades de saúde em um currículo de medicina: Análise à luz da Teoria Fundamentada nos Dados. []. , 12, e635.   25--2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e635.

Introdução A formação médica com enfoque nas características biopsicossociais da saúde do indivíduo é uma conquista recente e ainda não heterogênea. Considerando o papel fundamental do professor na formação do estudante de medicina, nasce a necessidade de um estudo que responda: “como é a experiência dos professores do curso de medicina da instituição em relação à abordagem do conceito de necessidades de saúde e quais fatores influenciam positivamente ou negativamente este processo?”. Objetivos: Esta pesquisa busca compreender a experiência dos professores do curso de Medicina da FAMEMA quanto à abordagem do conceito de Necessidades de Saúde na operacionalização do currículo integrado e orientado por competência. Métodos: A pesquisa tem abordagem em vertente qualitativa, orientada pelo referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Entrevistas semidirigidas foram conduzidas remotamente, com um roteiro de entrevista. Os procedimentos de microanálise e de codificação aberta já foram realizados, estando a pesquisa na codificação axial. Resultados: Foram realizadas 17 entrevistas. Emergiram, até o momento, 7 elementos. Estas análises trouxeram a necessidade de avaliar os documentos institucionais, especialmente o projeto pedagógico do curso e dos denominados cadernos de série. Foram elencados os problemas identificados pelos professores, dados que servirão como subsídio para a elaboração de estratégias de educação permanente a fim de melhor preparar os professores para essa abordagem. Conclusões: Considerando o objetivo do trabalho e a pergunta de pesquisa, a utilização da TFD possibilitou a organização da amostragem de modo a contemplar a diversidade de atores e atuações dentro do curso de medicina, possibilitando espaço de fala para professores de todas as séries, unidades educacionais e grupos gestores e de construção. Além disso, a análise preliminar demonstrou a necessidade de complementar a investigação com a análise qualitativa dos documentos institucionais sobre o curso, possibilitando diálogo e paralelos entre estes e os dados emergentes das entrevistas.

: Ensino; Educação Médica; Currículo; Aprendizagem Baseada em Problemas; Saúde Coletiva..

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