12 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

PORTO, Valberto Barbosa et al. Apresentação inicial da sequência Didática Interativa aos Alunos de Prática de Ensino. []. , 12, e637.   25--2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e637.

^a

Introdução: Este artigo trata da Sequência Didática Interativa, Ferramenta Didática desdobrada da Metodologia Interativa. Propõe-se como procedimento metodológico, aplicado na disciplina de prática de ensino em curso de biologia. Foi elaborada pela Dra. Maria Marly Oliveira, professora/pesquisadora da graduação/pós-graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Justifica-se usá-la por constituir-se ferramenta relevante para planejamento e execução do ensino, como apontam as pesquisas já realizadas sobre a temática. Objetivo: Apresentar a Sequência Didática Interativa como Ferramenta Didática aos alunos de Prática como Componente Curricular como estratégia de planejamento e execução do ensino em escolas de educação básica brasileiras. Métodos: A ferramenta foi aplicada em duas etapas, por meio de exercício em sala, durante dois semestres consecutivos, valendo-se da Metodologia Interativa, investigação qualitativa baseada nos princípios: 1) Método pluralista construtivista ou método da quarta geração de Guba/Lincoln, este apresenta o Círculo Hermenêutico Dialético, aplicado na primeira etapa com alunos da disciplina, divididos em equipes, na busca de sínteses sobre o tema estudado, servindo-se do trinômio Complexidade-Dialogicidade- Dialeticidade; 2) Método de análise de conteúdo, Bardin; 3) Método de análise hermenêutico- dialética, Minayo; ambos aplicados na segunda etapa, aportes teóricos do professor, para fechamento das sínteses/prosseguimento do estudo. Resultados: Destaca-se o Círculo Hermenêutico Dialético, descrevendo-o como carro chefe deste procedimento, apontando-se como resultado a sua validade metodológica na formação do professor, discutindo-se sobre a maneira como citada sequência se insere na Metodologia Interativa, constituindo-se como ferramenta didática e como deve ser usada, mediante o exercício de aplicação, pontapé inicial para familiarizar o estudante com este recurso metodológico. Conclusão: Espera-se que esta metodologia de trabalho qualitativo avance em inovação educativa e seja uma ferramenta útil para: 1) licenciandos de biologia na formação inicial; 2) futuros estágios supervisionados, disciplinas do curso de ciências biológicas que se avizinham; 3) desenvolvimento profissional do docente e; 4) leitor interessado pelo assunto.

^lpt^a

Introduction: This article deals with the Interactive Didactic Sequence, a Didactic Tool originated from the Interactive Methodology. The idea is that this tool can be used as a methodological procedure in the discipline of teaching practice in biology courses. It was prepared by Dr. Maria Marly Oliveira, professor/researcher at the undergraduate/graduate level at the Federal Rural University of Pernambuco. According to researches on the subject, this tool is relevant for the planning and execution of teaching, justifuing its use. Objective: To present the Interactive Didactic Sequence as a Didactic Tool to students of Practice as a Curricular Component as a strategy for planning and implementing teaching in Brazilian basic education schools. Methods: The tool was applied in two stages, through classroom exercise, during two consecutive semesters, using the Interactive Methodology, qualitative research based on the principles: 1) Pluralist constructivist method or Guba/Lincoln fourth generation method, this presents the Dialectical Hermeneutic Circle, applied in the first stage with students of the discipline, divided into teams, seeking syntheses on the studied theme, using the trinomial Complexity-Dialogicity-Dialecticity; 2) Content analysis method, Bardin; 3) Hermeneutic-dialectical analysis method, Minayo; both applied in the second stage, theoretical contributions from the teacher, to close the syntheses/proceeding of the study. Results: The Dialectical Hermeneutic Circle stands out, describing it as the flagship of this procedure, pointing out as a result its methodological validity in teacher training, discussing the way in which the sequence is inserted in the Interactive Methodology, constituting itself as a didactic tool and how it should be used, through the application exercise, a kick-off to familiarize the student with this methodological resource. Conclusion: It is expected that this qualitative work methodology will advance in educational innovation and be a useful tool for: 1) Biology graduates in their initial training; 2) future supervised internships, disciplines of the biological sciences course close to each other; 3) professional development of the teacher and; 4) reader interested in the subject.

^len

: .

        · | |     ·     · ( pdf )