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New Trends in Qualitative Research

 ISSN 2184-7770

LIMA, Manuella Aschoff Cavalcanti Brandão et al. Uma metodologia para mapeamento de estratégias pedagógicas e modelos tecnológicos adotados no ensino remoto emergencial no Brasil e no mundo. []. , 12, e680.   25--2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e680.

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O campo educacional nunca mais foi o mesmo desde que a pandemia de Covid-19 o impulsionou ao ensino remoto. Pesquisas e relatos de experiência forneceram importantes diagnósticos das transformações educativas em tempos de pandemia. Durante a Pandemia de Covid-19 foi fundamental que agentes educacionais públicos e privados tenham trabalhado para manter as atividades pedagógicas e didáticas durante a fase de isolamento. Este artigo aborda os procedimentos metodológicos de um estudo sobre o Uso de Recursos Tecnológicos para Ensino Remoto e Híbrido durante a Pandemia, focalizando as estratégias e métodos utilizados para viabilizar a intermediação tecnológica necessária para a implementação do ensino remoto emergencial em diferentes países. A intenção do referido estudo foi levantar, compilar e organizar informações para servir de referência e auxiliar na projeção e recomendação de um conjunto de modelos e estratégias potencialmente aplicáveis no cenário educacional público do Estado da Paraíba, Brasil. A questão norteadora dos procedimentos relatados no artigo foi: quais procedimentos metodológicos são necessários ao mapeamento de estratégias pedagógicas e modelos tecnológicos adotados no ensino remoto emergencial no Brasil e no mundo durante a pandemia de Covid-19? A metodologia foi desenvolvida segundo procedimentos de Revisão Sistemática da Literatura, incluindo os processos de busca, elegibilidade, coleta e extração de dados em seis passos. Os resultados incluem dados estatísticos da RSL, dados sobre os artigos localizados e não-classificados, além de informações quanto a terminologias, tipos de oferta e dimensões de diretividade pedagógica encontradas nos artigos selecionados. Conclui-se com a expectativa de prosseguir contribuindo com o debate metodológico em torno de estudos que subsidiem, doravante, avaliação dos desdobramentos tecnológicos e pedagógicos do Ensino Remoto e Híbrido em redes públicas de ensino.

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The educational field has never been the same since the pandemic of Covid-19 propelled him to remote teaching. Research and experience reports provided important diagnoses of educational transformations in pandemic times. During the Covid-19 Pandemic, it was essential that public and private educational agents worked to maintain teaching activities during the isolation phase. This article addresses the methodological procedures of a study on the Use of Technological Resources for Remote and Hybrid Teaching during the Pandemic, focusing on the strategies and methods used to enable the technological intermediation necessary for the implementation of emergency remote teaching. The intention of this study was to collect, compile and organize information to serve as a reference and assist in the projection and recommendation of a set of models and strategies potentially applicable in the educational scenario of the State of Paraíba, Brazil. The guiding question of the procedures reported in the article was: what methodological procedures are necessary to map pedagogical strategies and technological models adopted in emergency remote teaching in Brazil and in the world during the Covid-19 pandemic? The methodology was developed according to Systematic Literature Review procedures, including processes of search, eligibility, data collection and extraction in six steps. The results include statistical data from RSL, data on localized and unclassified articles, as well as information on terminology, types of offer and dimensions of pedagogical directiveness found in the selected articles. It concludes with the expectation of continuing to contribute to the methodological debate around studies that support, from now on, the evaluation of the technological and pedagogical developments of Remote and Hybrid Teaching in public networks.

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